THERE ARE DAYS LIKE THESE - DRESS DETAIL
Passados no campo ou no centro da cidade, os últimos fins de semana têm sido alegres e cheios de prazeres.
Num desses fins de semana, entre momentos perfeitos, fiz este vestido para a minha afilhada Rosa.
Levava a ideia de me instalar em regime de full-time à beira da piscina e um saco com material destinado a fazer os dois vestidos que tinha imaginado: linhas de algodão DMC Senso, um fio fino e muito macio, agulha de crochet nº 2 e dois cortes de tecidos, da colecção Ovo Estrelado.
Acabei por fazer só um vestido, o tempo foi repartido entre outras actividades igualmente apaixonantes, como comer e rir.
Apesar de haver uma máquina de costura, decidi pespontar o plissado, coser as fitinhas, costuras e bainhas, completamente à mão: o tecido era bonito e delicado, merecia ser bem tratado. E havia tempo.
Vale a pena coser à mão porque os pontos aparentes ficam muito mais bonitos, tanto nas baínhas como nas fitas.
O molde é composto por dois rectângulos unidos:
O corpo, um rectângulo feito de quadradinhos de crochet cor de rosa -os clássicos "granny squares" na versão mais básica- unidos entre eles e barras em azul;
E a saia, é só um rectângulo de tecido, cortado na largura com a medida do triplo da cintura pela altura do vestido. Tem só uma costura na abertura das costas, e as alças e atilhos são fitas de tecido. As pregas lisas e pouco vincadas, que se vão abrindo, dão muita roda à saia, como gostam as meninas.
A mãe da Rosa encarregou-se da costura das 12 fitas, que ficaram perfeitas, fininhas e com um pesponto com sabor a amor.
Ao longo dos 2 dias que levei a fazer o corpete em crochet e a coser o vestido, a Rosa passou de perguntar-me: "Estás a fazer o meu vestido?" a perguntar muitas vezes: "Ainda estás a fazer o meu vestido?".
3 Comments:
a afelhada é o linda, o vestido está fantástico e a madrinha muito, muito talentosa...com bonecos e outras preciosidades que me deixam sempre encantada. Parabéns.
lindo o vestido e a rosa.
tambem me quero aventurar e costurar um vestido para a minha filha, mas acho que vou comecar por uma bata mais tipo pipi das meias altas, isso dos plissados e fitas e demais para o meu nivel na costura!
lindo!
Adoro seu blog por isso te convido para a brincadeira que está acontecendo em todos os blogs passa lá no meu para ver.
Beijinhos
Ana
Post a Comment
<< Home