planeta hilda

um blog de hilda portela

Tuesday, February 19, 2008

PICO ISLAND-ILHA DO PICO



Um dos projectos que mais me entusiasma vai acontecer já:
Na próxima sexta-feira vou voar, em direcção ao Pico, para coordenar o segundo "round" do workshop "Os bonecos da Ilha do Pico". 

A primeira edição do curso aconteceu em Outubro de 2007, na Ilha do Pico. No programa, estava a iniciação à criação de bonecos de trapo. Os 22 formandos, 20 mulheres e 2 rapazes dos 18 aos 84 anos, criaram uma montanha deles, com um entusiasmo e uma habilidade admiráveis. O grupo era muito interessante pela sua heterogeneidade, constituído por pessoas de idades, formação e competências diferentes. Independentemente da motivação que os levou a estar ali, tinham em comum o facto de viverem todos na Ilha do Pico. Em 10 sessões de 2 horas diárias, à noite, depois do trabalho, cada formando criou pelo menos 3 bonecos que correspondiam a exercícios cujo grau de complexidade ia aumentando. 

As mulheres do Pico são artesãs admiráveis, quase todas são exímias costureiras e bordadeiras, fazem renda, retalho louco e frioleiras... Os/as que diziam que nunca tinham pegado numa agulha, aprenderam a coser, a casear e a bordar ali mesmo, com pontos certinhos e seguros, como se tudo lhes fosse familiar, sem receios, partilhando saberes e discutindo pormenores como professionais. Com uma abertura e curiosidade fora do comum, enquanto conversavam e riam, todos desenharam, cortaram, encheram e vestiram os seus bonecos, ao gosto e ao estilo de cada um. Levava comigo um programa, acabei por redesenhar o curso dia a dia, conforme o que ia acontecendo na noite anterior. Não me vou esquecer nunca do muito que aprendi com elas/eles.

Chamei ao workshop "Os bonecos da Ilha do Pico" porque o objectivo era ver reflectida nos bonecos a especificidade da vida naquele lugar. Assim foi, estimulou-se a procura de referências e memórias, de estilo e de gosto e nasceram bonecos únicos, os deles. Foram expostos, vistos e elogiados. Valia a pena desenvolver o objectivo do curso e maximizar o potencial dos formandos. Nasceu assim a ideia de completar a formação. 

Na segunda parte do curso, onde já estão inscritos "repetentes" e "novos", vamos continuar a aprofundar a procura de linguagem própria e a construção de moldes e técnicas mais complexas.


Imagens em arquivo, do curso e da Ilha, tenho umas centenas. Falta-me o poder de síntese para as seleccionar e foi por isso que ainda não as publiquei, mas fica a tarefa agendada, para quando voltar.

Quanto ao Pico, já me tinham avisado e aconteceu, apaixonei-me pela ilha e pelas pessoas e o que eu quero mesmo é estar ali, nas Ilhas da Felicidade, e dividir o meu tempo entre o Pico e as Flores...

A segunda edição do workshop "os Bonecos da Ilha do Pico" começa a 25 de Fevereiro, na Casa do Povo da Criação Velha, das 19 às 21 horas.

4 Comments:

At 1:47 PM, Blogger Canto da Carlota said...

Olá
Já há um tempo que te descobri...e, hoje resolvi deixar msg...Desejo te os maiores sucessos e esse workshop seja grandioso. É belo projecto!!! Como Eu adorava fazer parte de um projecto assim!! Bjk

 
At 2:30 PM, Blogger p y b said...

Sou Açoriana de nascimento e alma, da Terceira, mas gosto muito da ilha do Pico onde estive em 1992 com um grupo de amigos. Subimos a montanha e pernoitámos na cratera. Foi encantador. A ilha do Pico, como disse Raúl Brandão, é magnética. Concordo com ele, é uma ilha especial, diferente onde apetece voltar sempre.
Também tenho uma verdadeira paixão por bonecos de pano e qualquer dia aventuro-me a "construir" alguns. Beijinhos e bom trabalho no Pico!
Elisabete

 
At 9:02 PM, Blogger MONICA said...

Gostei da fotografía de Ilha do Pico, de vosso trabalho cada vez que visito este blog com coisas muito giras.
Saludos :)

 
At 11:44 AM, Blogger miosotiis said...

Que saudades da minha viagem aos Açores...também passámos pelo Pico, onde fomos, como sempre, bem acolhidos, comemos um queijo maravilhoso, bebemos licores do Cachorro, nadámos muito e subimos ao cume do vulcão. A sensação ao chegar lá acima não se traduz...*

 

Post a Comment

<< Home