planeta hilda

um blog de hilda portela

Friday, June 17, 2005

GRRRRRRRRR


SHE, originally uploaded by planeta hilda.



Descansadinha em casa, logo ao ínicio da minha habitual ronda dos blogs, venho a saber, via Morgy, que o jornal Destak publica na página 23, entre outras, uma foto de um trabalho meu ilustrando um texto sobre artesanato, mais concretamente sobre a Feira de Artesanato do Estoril (aparece também uma imagem do cartaz da Feira Laica, na qual vou participar, tal como as autoras dos outros trabalhos com imagens publicadas na mesma página, e que nem sequer é referida no texto).

A foto, que retrata um dos cavalos que fiz ultimamente, nunca foi publicada em lado nenhum e foi retirada directamente do meu blog. Nenhuma das fotos tem os créditos devidos no que diz respeito à autoria das imagens ou das peças.
Todas as fotos que publico costumam ser da minha autoria (quando isso não acontece, como no caso desta imagem, o nome do autor é referido). Todas elas se encontram protegidas no âmbito duma Creative Commons Licence, que regula os limites da sua utilização por terceiros. O logo, o link estão no blog e até está escrito: some rights reserved, all work in this blog is protected under a creative common license, e bla bla bla.

Basta pedir licença, informar-se, referir a autoria... Qualquer coisa menos chegar aqui e fazer dos blogs uma verdadeira mina: um mega banco de imagens grátis e anónimas.

E agora?

Agora estou zangada, o que é raro e não gosto, e vou-me informar junto de quem sabe. Mandar um mail? Só se não puder fazer mais nada.

8 Comments:

At 10:50 PM, Blogger Carol said...

que ótimo!!
=)

 
At 12:50 AM, Anonymous Anonymous said...

achei que tem direito a estar indignada! nao custa nada pedir autorizacao e usar uma foto descontextualizada do texto so para 'embelezar' um artigo parece-me demais! acho que deve mover as instancias competentes e reparar o erro, nao va o mesmo a outros creadores acontecer!
jinhos

 
At 4:04 PM, Anonymous Anonymous said...

hahahaa! she es muito original!

 
At 10:31 AM, Blogger Gotinha said...

Boa sorte para a Feira Laica!

 
At 9:50 AM, Blogger O mundo ao contrário said...

pois bem , eu e a morgy( que tb tinhamos la as fotos ) já mandamos um mail à redação e não recebemos resposta nenhuma , nem me parece que nos respondam...

 
At 8:05 AM, Blogger mim said...

um mail não basta!
é mesmo bom que tomes uma atitude porque se não o fizeres, tu e todas as que estão na mesma situação, eles farão sempre o mesmo; pensarão que os blog's são "a casa da mãe joana"!!!

 
At 11:43 AM, Blogger jp diniz said...

Hilda , tens toda a razão em estar zangada . Fala com o Pedro que ele diz-te o que podes fazer

 
At 4:31 PM, Blogger MissangaAzul said...

E acho muito bem que mostres o teu desagrado por esta situação, são trabalhos teus e tens direitos sobre eles. Mas á sempre alguem que tenta "fazer-se de esquecido", e espera que as pessoas "deixem andar".
Nada disso, á que defender o nosso trabalho. Parabéns pela tua atitude, é de louvar.

 

Post a Comment

<< Home