planeta hilda

um blog de hilda portela

Thursday, February 24, 2005

THE MOHAIR TOP


FLUFFYFLUFFY MOHAIR TOP, originally uploaded by planeta hilda.



Já está acabado o top em mohair!

Tricotado com agulhas de 6 mm em ponto canelado 2/2, todo a direito até começar a diminuir malhas para as cavas e o decote, acabou por ser um projecto bastante rápido.
Fiz a parte da frente e a de trás em separado, com riscas de várias cores, depois deixei as malhas dos ombros sem rematar e juntei-as com um ponto de grafting, cosí as costuras dos lados do modo habitual, tentando ser o mais discreta possível. Só tem essas duas costuras, mas podia não ter nenhuma, é possível tricotar este modelo todo em circular.
Quando estava todo montado, só com uns buracos que correspondiam ao decote e ás cavas, comecei a trabalhar o decote.
Criando uma série de pontos em volta, tricotei umas quantas carreiras em ponto canelado 2/2, com uma agulha circular de 5,5 mm.
Para rematar as cavas usei o mesmo processo mas desta vez tive que usar 4 agulhas de 2 pontas porque o perímetro era demasiado pequeno para ser tricotado com agulhas circulares.
Rematei as pontas soltas com uma agulha grossa e escovei o pêlo com cuidado, sempre no mesmo sentindo, menos o canelado das cavas e decote.

A lã é uma lã feliz por isso deixa-se tricotar alegremente e sem problemas. 50% mohair e 50% lã, é uma lã portuguesa (da "Arrancada") que infelizmente já não se fabrica.

Trago sempre na memória as idas á baixa de há anos para comprar lãs e que implicavam um tour pelas muitas lojas que havia na altura.
A escolha era muita, entre lãs de fiações nacionais e importadas: prateleiras e sacos cheios de fios de cores e texturas diferentes á espera que alguém os transformasse numa malha ou num tecido. Adorava as que estavam nos sacos porque se podia tocar á vontade naquelas meadas de fio e sentir-lhes o peso, a textura, o grau de suavidade... e sobretudo seleccionar e combinar as cores.

Nota: A diversidade cromática não era de maneira nenhuma o ponto forte do país na altura - estou a falar dos anos 60 e 70 - o que ás vezes era um problema porque nem sempre havia aquilo que viamos nas revistas estrangeiras. Mas como é dos problemas que nascem as soluções, inventavam-se alternativas, tal como agora...

Encontra-se disponível em tamanho 38 e pode ser feito por encomenda em mais tamanhos.

Pattern/Modelo: hilda portela
O modelo pode ser reproduzido para fins não comerciais, a imagem pode ser reproduzida desde que mencionada a origem.

1 Comments:

At 11:49 PM, Anonymous Anonymous said...

... produzida na Arrancar.... que tens as suas portas fechadas...

daqui da minha terra

 

Post a Comment

<< Home