planeta hilda

um blog de hilda portela

Tuesday, April 12, 2005

KNITTING CIRCLE


FELT CIRCLES, originally uploaded by planeta hilda.


Ao redor duma mesa no Frágil:
O encontro de ontem foi alegre e animado. Falou-se de tudo e de tricot. A Ana Paula continua a trazer sacos bonitos, desta vez surpreendeu-me ao trazer uma roca e lã, esteve entretida a fiar a lã enquanto conversava e ria. Apetece-me muito, muito experimentar. A Patrícia, que tinha acompanhado a mãe no encontro anterior e que se tinha aborrecido um bocado por não saber tricotar, aprendeu e trouxe obra feita e acabada: uma camisola para bébé deliciosa, ás riscas, com flor de crochet aplicada. Vai ser uma exímia tricotadeira, como a mãe. A Filipa, aplicada, progredía rapidamente e com entusiasmo. Havia uma menina aos riscos. A Ana trouxe lãs e agulhas, a última Vogue Knitting e a simpatia e a vivacidade de sempre. Juntaram-se a nós, pelas primeira vez, dois zingarelhos, a Cláudia e a Teresa.
Sentí a falta da Rosa.

Acaba de sair a última edição da Spun. Os modelos são muito simples e bonitos, os textos são interessantes. Como a entrevista á Debbie Stoller e o artigo sobre o livro Knitters Almanac da Elizabeth Zimmermann. Dois nomes importantes na história do tricot.

O meu saco feltrado continua a despertar admiração e muita curiosidade. Vou começar outro, com base no modelo que vi aqui. As instruções são muito claras, o entusiasmo da autora é contagiante e o resultado, muito feliz.

Interessante, a obra de Hildur Bjarnadóttir.

5 Comments:

At 8:56 PM, Anonymous Anonymous said...

Tão lindo, gosto tanto.
Sandra Pereira

 
At 5:28 PM, Anonymous Anonymous said...

O saco é lindo! Parabéns! Também gosto muito de tricotar (actividade que recomecei à uns tempos, "incentivada" pelos blogs dedicados a esta temática!). Tenho uma dúvida de principiante - já encontrei várias peças feltradas, é um processo ao qual se sujeitam as lãs? é um tipo de lã?
Grata! :)

 
At 1:15 PM, Blogger planeta hilda said...

Obrigada!
A estrutura da lã modifica-se quando sujeita ao calor+humidade+atrito. Esse fenómeno chama-se feltragem e quando controlado, pode ficar muito bonito. Também se pode feltrar por outro processo, usando umas agulhas especiais.

 
At 3:57 PM, Anonymous Anonymous said...

Olá! Sou estilista de uma fábrica de tricot, estou começando agora, mas tenho mta vontade de mesclar tricot manual com o fabricado. Suas peças são lindas! Vc teria interesse? Gostaria tb de saber mais sobre a história do tricot, mas estou meio perdida, não tenho nenhuma referência, vc poderia me dar umas dicas? Obrigada

 
At 4:52 PM, Blogger planeta hilda said...

olá aninha
podemos conversar melhor por mail.
gostava de saber mais detalhes.
envie-me o seu mail. o meu é hip (at) netcabo.pt
aguardo noticias
obrigada
hilda

 

Post a Comment

<< Home