planeta hilda

um blog de hilda portela

Saturday, March 31, 2007

HOT LOLA 11


HOT LOLA 11, originally uploaded by planeta hilda.

Chova ou faça sol, é primavera e boa altura para fazer férias.
Volto depois da Páscoa. Até lá.


HOT LOLA 11, originally uploaded by planeta hilda.


HOT LOLA 11, originally uploaded by planeta hilda.


HOT LOLA 11, originally uploaded by planeta hilda.

Friday, March 30, 2007

STUDIO SCENES: FAUNA


LITTLE CHANEL, originally uploaded by planeta hilda.

Encantadora e irresistível, a Chanel tem passado os dias ocupada a descobrir o mundo e a crescer. O melhor da festa tem sido alimentá-la a biberon e assistir às brincadeiras como os irmãos, sobretudo com o Dodo que a trata com muita delicadeza, como deve ser.
Com um problema no olho em processo de tratatamento, o Dodo tem usado como acessório para esta Primavera um cone em vinil. A recuperação tem sido rápida e o Dodo parece feliz com o look de inspiração "style bulle" por André Courrèges.


STUDIO SCENES: HEALING, originally uploaded by planeta hilda.


DODO, originally uploaded by planeta hilda.

Monday, March 26, 2007

BACK FOR SPRING: NEW HOT LOLAS

Chegaram a tempo de festejar comigo a primavera, as novas girafas Hot Lolas.

Vestidas com tecidos de algodão às bolas e cheias de "salero", estas girafas são ainda mais altas que as que lancei no outono. Aumentei a altura das patas e ficaram a medir 90 cms de altura, muito mais elegantes e graciosas.

É muito divertido fazê-las, desde a escolha dos tecidos e das cores à criação da expressão. Por ser a melhor fase e a mais surpreendente, deixamos sempre para o último o acabamento a parte da cara. Só ganham expressão e identidade no fim do processo. Estas ficaram muito flamencas.

Thursday, March 22, 2007

OWL/PINK & BLUE


OWL/PINK & BLUE, originally uploaded by planeta hilda.



Com a Primavera, chegam os mochos.
Começaram por ser uma experiência tímida mas passaram em todos os testes e agora já se encontram disponíveis para venda.

Estes são os últimos que fiz, com tecidos de algodão e aplicações em feltro pespontado à mão, em várias combinações de cores. Todos eles medem cerca de 20 cms de altura.

OWL/RED & PINK


OWL/RED & PINK, originally uploaded by planeta hilda.

OWL/BLACK & PINK


OWL/BLACK & PINK, originally uploaded by planeta hilda.

OWL/BLACK & RED


OWL/BLACK & RED, originally uploaded by planeta hilda.

OWL/ORANGE, PINK & BLUE


OWL/ORANGE, PINK & BLUE, originally uploaded by planeta hilda.

Wednesday, March 21, 2007

MARIA BLUE


MARIA BLUE, originally uploaded by planeta hilda.

MARIA BLUE


MARIA BLUE, originally uploaded by planeta hilda.

NEW BABY AT HOME


NEW BABY AT HOME, originally uploaded by planeta hilda.



A semana passada foi cheia de emoções, algumas nada boas, como a partida da Pantufa, que vi nascer e com quem vivi durante 12 anos, e outras boas, como a chegada duma nova gata.
De um dia para o outro, foi preciso lidar com os sentimentos causados pela falta da Pantufa e pelo aparecimento de um novo membro da família.
O Dodo acolheu-a com as habituais reacções efusivas de adoração e ciúmes. A minha outra gata, a Tita, assumiu que o bébé era dela e como boa mãe, trata da higiene da gatinha com total dedicação e grande eficiência. Disputam entre os dois a tarefa de vigiar e proteger a gatinha.

Voltam a ser três, como dantes. Sei que o Dodo e Tita sentem a falta da Pantufa, mas continuam afectuosos e felizes, alegres como sempre.

A minha filha escolheu-a entre outros gatinhos da ninhada (ou escolheu-nos ela?), trouxe-a para casa e deu-lhe o nome de Chanel. Toma biberon de duas em duas horas e precisa de muito sono e atenção constante. Agradece com festas, lambidelas, bigodes cheios de leite e ronrons.

Quanto a mim, estou apaixonada por ela.

Contente também com a chegada de Les Triplés, o novo blog de Christophe Giudici, que conta em imagens as histórias de flores, animais e ambientes felizes. Também no Flickr, "pour le bonheur des yeux".

MARIA BLUE


MARIA BLUE, originally uploaded by planeta hilda.



I may be Blue, but I know that there will always be Pink.

Wednesday, March 14, 2007

PANTUFA


PANTUFA, originally uploaded by planeta hilda.

PANTUFA


PANTUFA, originally uploaded by planeta hilda.

PANTUFA


PANTUFA, originally uploaded by planeta hilda.

Monday, March 12, 2007

HUG ME

Hug me today!

PLANETA HILDA / SHOW ROOM MODA LISBOA

Os últimos quatro dias foram passados no Museu de História Natural, no espaço "Show Room & Must Haves" desta edição da Moda Lisboa, onde apresentei a minha nova série de bonecas, girafas, burros, pássaros e malas.

Expostos numa bancada branca, numa galeria com muita luz natural sobre o átrio de entrada, os meus trabalhos tiveram a sorte de ter como pano de fundo o cenário cheio de poesia e de beleza de Christophe Giudici que criou uma floresta de ramos de castanheiro da índia e de aveleira com rebentos que foram germinando ao longo dos dias. No último dia, os ramos, colocados em jarras rectangulares de vidro e espelho, estavam um encanto, cheios de folhas pequeninas.


Também gostei:
da colecção do Filipe Faísca, muito inspirada, de corte e confecção impecável e com um trabalho admirável de manipulação de materiais com técnicas manuais (como a feltragem de lã sobre tule de seda que usou para criar uma écharpe que adorei, por exemplo);
dos bonecos da La Maison de Lola, uma nova marca de bonecos bem desenhados e bem confeccionados, criados por Yolanda Mealha e Álvaro Ramos;
dos Rebuçados de Portalegre, feitos a partir duma antiga receita conventual, muito doces e muito bons.

As imagens do meu "corner" e dos convites com os meus bonecos estão aqui.

Tuesday, March 06, 2007

HAIRDO- 60s MOD


HAIRDO- 60s MOD, originally uploaded by planeta hilda.

HAIRDO-EARLY 60s SLIGHTLY DECADENT LADY

HAIRDO-LATE 60s ARTIST WANNABE

HAIRDO - 50s HOUSEWIFE


HAIRDO - 50s HOUSEWIFE, originally uploaded by planeta hilda.

Voltei a brincar às cabeleireiras. Inspirada nas fotografias das mulheres da família nos anos 50 e recorrendo à memória dos penteados das décadas de 60 e 70, armei "choucroutes", "chignons", bananas e postiços, fiz mises e ripados a cabelos lilases, rosas, azuis e cor de palha. Graças á minha assistente Patrícia que fixou tudo com habilidosos pontos invisíveis, pude dispensar as pulverizações das grandes quantidades de laca que se usavam nesses tempos. Apesar dos penteados me recordarem gestos e pessoas muito marcantes para mim, o cheiro da indispensável nuvem de laca não me ficou na memória como uma recordação muito agradável.

Penteadas e vestidas a rigor para a ocasião, estas bonecas vão-me acompanhar na apresentação da nova colecção Planeta Hilda, no "Showroom Fashion and Must Haves", uma área comercial para profissionais do sector da moda, no âmbito da próxima edição da Moda Lisboa/Lisbon Fashion Week, de 8 a 11 de Março, no Museu Nacional de História Natural, em Lisboa.

Thursday, March 01, 2007

SIESTA


SIESTA, originally uploaded by planeta hilda.