CRAZY QUILTING
Na Ilha do Pico, chamam-lhe "retalho louco" e pelo nome, penso que poderão ter sido os emigrantes a trazerem da América o crazy quilting. Parece apresentar exactamente as mesmas características mas não tenho dados nem certezas. Este tipo de trabalho é muito praticado nos Açores onde tenho visto "quilts" com padrões geométricos tipicamente americanos, mantas de retalhos como as que conhecemos no continente e peças com esta técnica do "retalho louco".
Na Ilha do Pico o retalho louco costuma ser feito em grupo, em associações, como o desta imagem, feito (e assinado!) por idosos da Criação Velha, ou em serões em família. Usam-se retalhos de tecidos cortados com formas irregulares e combinam-se as cores e os motivos. Depois unem-se com pontos de bordado, à mão. Este trabalho artesanal tem grande expressão na ilha, usado em peças utlitárias como colchas e sacos, e mais recentemente como painéis decorativos.
É um trabalho colectivo, feito manualmente com materiais reciclados. As criações são peças únicas com carácter utilitário e não comercial.
Por estas e por outras razões, é a isto que eu chamo Artesanato.