planeta hilda

um blog de hilda portela

Tuesday, May 10, 2005

BOOKS


BOOK, originally uploaded by planeta hilda.


Com este livro, comprado algures pelos anos 80, aprendi algumas maneiras de fazer roupa que quer ser tão bonita por dentro como por fora.
A história podia começar por "Era uma vez uma fashion victim....". A roupa que comprava ou a que desenhava e mandava fazer não tinha nada a ver com as peças de vestuário vintage que coleccionava. A grande diferença estava na costura e nos acabamentos. No corte também, mas essa história fica para outro dia. Comecei a reparar nos pormenores e cheguei a comprar algumas peças só para as desmanchar para ver como eram feitas. Estava a acabar o curso de arquitectura sem grande convicção. A alfaiataria clássica e a alta costura começaram-me a interessar tanto que decidi aprender tudo o que pude sobre a matéria. Fiz um curso de design de moda em Sevilha e mais tarde frequentei outro em Lisboa. Aprendi muitas coisas mas não tudo que queria. Acabei por aprender com alfaiates e modistas á antiga que tiveram paciência para me aturar (todos eles utilizavam muito a palavra "preceito") e com todos os livros e roupa que consegui arranjar. Graças a eles, sei apreciar e fazer algumas coisas que para mim fazem toda a diferença numa peça de vestuário, como uma simples casa de botão caseada á mão com torçal de seda ou de algodão. E sempre que possível, evito recursos como um chuleio á máquina para rematar as orlas do tecido e ganhar tempo. Gosto de o usar para pespontar e bordar desenhando um zig zag, por exemplo.
Mas na costura como na vida, temos ao nosso alcance maneiras mais bonitas e mais rectas de acabar as coisas do que andar por aí aos zig zags.

6 Comments:

At 1:51 PM, Blogger Carol said...

coloquei seu pacotinho ontem no correio, espero que goste =)
beijos!

 
At 5:12 PM, Anonymous Anonymous said...

Hoje andei a viajar por este Planeta. Não foi de todo a primeira vez, mas hoje dediquei-lhe especial atençao, MUITA atenção! Obrigado!

Em relação ao livro fiquei com vontade de folhear! A capa é linda!!

a.m.

 
At 5:38 PM, Blogger Cláudia Monteiro said...

Finalmente um irmão do meu livro!

 
At 9:39 PM, Blogger 3 Gatos Miaus said...

Gosto mt do seu blog Hilda... em especial dos gorros gato.

Sabe dizer-me se ainda posso encontrar estes livros em qualquer livraria???

Beijocas

 
At 10:11 PM, Blogger planeta hilda said...

:) obrigada, carol, fico á espera do carteiro ansiosamente.
cláudia c., não deve ser fácil encontrar estes livros em qualquer livraria. o melhor é ir passando pelos alfarrabistas, ás vezes aparecem. boa sorte.

 
At 11:54 AM, Anonymous Anonymous said...

Este texto sobre a costura fez-me lembrar imenso a minha avó (que tambem era modista) e é verdade a palavra "preceito" está sempre lá.
Obrigada pela recordação.
X

 

Post a Comment

<< Home