BOOKS
Com este livro, comprado algures pelos anos 80, aprendi algumas maneiras de fazer roupa que quer ser tão bonita por dentro como por fora.
A história podia começar por "Era uma vez uma fashion victim....". A roupa que comprava ou a que desenhava e mandava fazer não tinha nada a ver com as peças de vestuário vintage que coleccionava. A grande diferença estava na costura e nos acabamentos. No corte também, mas essa história fica para outro dia. Comecei a reparar nos pormenores e cheguei a comprar algumas peças só para as desmanchar para ver como eram feitas. Estava a acabar o curso de arquitectura sem grande convicção. A alfaiataria clássica e a alta costura começaram-me a interessar tanto que decidi aprender tudo o que pude sobre a matéria. Fiz um curso de design de moda em Sevilha e mais tarde frequentei outro em Lisboa. Aprendi muitas coisas mas não tudo que queria. Acabei por aprender com alfaiates e modistas á antiga que tiveram paciência para me aturar (todos eles utilizavam muito a palavra "preceito") e com todos os livros e roupa que consegui arranjar. Graças a eles, sei apreciar e fazer algumas coisas que para mim fazem toda a diferença numa peça de vestuário, como uma simples casa de botão caseada á mão com torçal de seda ou de algodão. E sempre que possível, evito recursos como um chuleio á máquina para rematar as orlas do tecido e ganhar tempo. Gosto de o usar para pespontar e bordar desenhando um zig zag, por exemplo.
Mas na costura como na vida, temos ao nosso alcance maneiras mais bonitas e mais rectas de acabar as coisas do que andar por aí aos zig zags.
6 Comments:
coloquei seu pacotinho ontem no correio, espero que goste =)
beijos!
Hoje andei a viajar por este Planeta. Não foi de todo a primeira vez, mas hoje dediquei-lhe especial atençao, MUITA atenção! Obrigado!
Em relação ao livro fiquei com vontade de folhear! A capa é linda!!
a.m.
Finalmente um irmão do meu livro!
Gosto mt do seu blog Hilda... em especial dos gorros gato.
Sabe dizer-me se ainda posso encontrar estes livros em qualquer livraria???
Beijocas
:) obrigada, carol, fico á espera do carteiro ansiosamente.
cláudia c., não deve ser fácil encontrar estes livros em qualquer livraria. o melhor é ir passando pelos alfarrabistas, ás vezes aparecem. boa sorte.
Este texto sobre a costura fez-me lembrar imenso a minha avó (que tambem era modista) e é verdade a palavra "preceito" está sempre lá.
Obrigada pela recordação.
X
Post a Comment
<< Home