planeta hilda

um blog de hilda portela

Sunday, October 23, 2005

CROCHET JEWELS


CROCHET JEWELS, originally uploaded by planeta hilda.

Os botões que tenho aplicado nas minhas pregadeiras em crochet são verdadeiras jóias falsas autenticamente vintage.

Segui o rasto destes a partir duns iguais, dum casaco de brocado da minha mãe datado dos anos 50, em brocado de algodão mate, espesso e com um motivo de flores enormes. Conseguimos descobrir a retrosaria onde tinham sido comprados, há quase 50 anos atrás, pela modista que o tinha feito. A Doroteia fazia os vestidos para ocasiões especiais, os tailleurs e os sobretudos para a minha mãe e para a minha avó, ao longo de várias décadas. Acabaram por se tornar intímas amigas. Acompanhava-as sempre nas provas e cheguei a ter vestidos feitos por ela, antes de ter vendido o corpo e a alma ao pronto a vestir trendy a partir dos anos 70. As sessões de prova eram intermináveis mas fascinantes, entre o gabinete de provas e um atelier de costura cheio de materiais pelos quais me apaixonei até hoje: tecidos, linhas, missangas, pedras e contas, lentejoulas, plumas, fitas e galões. Consultávamos os "figurinos" franceses para escolher os modelos, decidiamos a combinação dos tecidos e acessórios, tomávamos chá e conversávamos, um pouco sobre a moda e muito sobre a vida. Lembrei-me que ela morava na minha rua e que pouco mais abaixo, há uma loja que já foi retrosaria e que os podia ter comprado aí. Tive sorte. O senhor ainda é o mesmo, lembrava-se da Doroteia, uma modista fabulosa que também bordava e fazia chapéus, e conseguiu encontrar umas caixas com alguns botões destes e doutros feitios. Comprei-os todos. A loja já não é retrosaria mas ainda tem alguns restos, que tenho andado a esgotar.
Venderam-se todas as pregadeiras que estavam na loja e esta semana vão lá estar as novas, com botões-jóias igualmente preciosos, mas diferentes. Deste modelo, com uma pedra falsa grande, facetada, cor de âmbar e engaste dourado com florzinhas gravadas, não sobrou nenhum. Usei-os todos em pregadeiras-flor de muitas as cores. Guardei estas duas pregadeiras para mim, as últimas com estas pedras.

3 Comments:

At 1:38 AM, Anonymous Anonymous said...

E uma delas é minha :)

 
At 8:24 AM, Blogger Strikkelise said...

Those are beautiful.

 
At 12:29 PM, Blogger Anabel said...

Me gustan mucho:-)

 

Post a Comment

<< Home