planeta hilda

um blog de hilda portela

Tuesday, January 11, 2005

PLEASURE OF KNITTING


PLEASURE, originally uploaded by planeta hilda.

Sobre o prazer de tricotar:

Comecei a tricotar quando era pequena, montando e treinando os primeiros pontos com a ajuda de um livro oferecido pela minha mãe "O Meu Livro de Lavores" e animada pelo ambiente da casa, onde tanto a minha mãe como as duas avós eram exímias e super produtivas no tricot, entre outros "trabalhos de agulha".

Os espaços desse tempo permitiam também ter um quarto de costura, com um stock inesgotável de tecidos, linhas, lãs e agulhas e espaço para brincar, numa casa sempre cheia de crianças a crescerem juntas e de muitos adultos presentes, dedicados e disponíveis. A costureira vinha a casa e os modelos eram feitos totalmente "á la carte", como num mini atelier de alta costura: nascía um esquema tirado duma revista, do nada, ou da imaginação de alguém, escolhia-se o tecido, cortava-se e alinhavava-se e iam-se fazendo alterações conforme gostos e as opiniões. As sessões de provas eram a única contrariedade da vida, e entre picadelas de alfinetes, bocejos e arrepios provocados pelo toque das mãos geladas a marcar emendas, ensinaram-me que era preciso sofrer para ser bela, o que eu engoli e assimilei. Hoje sei que não é preciso sofrer para nada. (Pronto, ás vezes sofre-se, mas o ser preciso é que não engulo nem transmito). Com o meu pai, arquitecto, desenhava, pintava e fazia maquetes. Habituei-me a crescer a fazer aquilo que gosto, coisas com as mãos, num ambiente protegido e feliz, para o meu bem (e para o meu mal também mas isso já é outra história). O tricot era uma dos meios que usava para brincar, e que ia deixando e retomando, no meu mundo de mimos e gargalhadas.

Continuei sempre a pintar, a coser,a tecer, a desenhar, a fazer barro, crochet, a tricotar, a bordar, instável, aplicada, dilettante, sem medo, ansiosa por experimentar tudo, mudando de actividade principal ou mantendo vários projectos em curso conforme os estímulos, as idades e os tempos. Procurei para mim a sorte de viver assim a minha vida e criei o planeta hilda, onde trabalho protegida e feliz, vivendo das coisas que imagino e realizando-as através de várias técnicas e meios. Tal como o desenho, a pintura ou a costura, o tricot é um desses meios. Um prazer enorme. Como ter tempo. Como brincar. A sério.

2 Comments:

At 1:37 AM, Blogger wicca said...

que bom que voltou a postar :) gostei especialmente desse post que conta um pouco de voce, da forma como encara o seu trabalho :) é legal ver as coisas tao lindas que faz e ler sobre como curte o fazer :)

 
At 12:57 AM, Anonymous Anonymous said...

Olá! Tava a fazer umas pesquisa no google de "O meu 1º livro de lavores" e vim dar aqui. é que ja tive esse livro quando era pequenina mas a pouco tempo comecei a fazer alguns trabalhos e lembrei-me do livro mas infelizmente so achei o "o meu 2º livro de lavores" =/ nao m arranjas umas copias do livro? s tiver alguma coisa com feltro e contas?
Beijos obrigada =)

 

Post a Comment

<< Home