planeta hilda

um blog de hilda portela

Wednesday, July 06, 2005

BREEDING HORSES


OP'ART HORSE DETAIL, originally uploaded by planeta hilda.


Estou a gostar muito de brincar às criadoras de cavalos. Alguns são pensados, mas acabo por nunca os terminar como tinha pensado, a maior parte vão acontecendo, conforme a disposição dos tecidos na prateleira e os adereços que vão aparecendo. Depois da fase de costura e enchimento, nascem com um belo porte mas destituídos de personalidade. Dar-lhes carácter, estilo e temperamento próprios é uma tarefa super agradável.

Este cavalo mede cerca de um metro de altura, o corpo tem tamanho suficiente para servir de almofada, e é feito em linho e algodão estampado muito macio e fresco, debruado com uma fita em renda de birlos que tingi de azul celeste. A cabeça é feita com uma malha muito antiga que já usei noutro cavalo e apeteceu-me que fossem irmãos. Para as patas voltei a usar tecido antigo de colchão, todas na mesma variedade, uma maravilha de tons e de textura que tinha há tanto tempo (a trama é branca, a teia é feita com cores suaves e a risquinha salmão é sarjada, uma sarja tão delicada que não consigo mostrar em fotografia).

Op'Art foi fotografado em frente a uma das muitas amostras de pintura decorativa que temos no atelier, trabalho que também fazemos em painéis, móveis ou paredes. Esta amostra foi feita pelo Miguel Costa sobre uma parede de pladur trabalhada com massa pigmentada para lhe dar cor e textura e com aplicação de tintas e cera pigmentada. O friso é escavado em baixo relevo antes de ser pintado. E o tom avermelhado é feito com óxido de ferro e mais uns pózinhos secretos.

Tenho-me dedicado muito menos à pintura decorativa, é uma actividade que tive durante alguns anos e que nunca deixei de fazer. Mas gosto muito e ainda faço de vez em quando, se a encomenda for suficientemente estimulante para me afastar dos meus tecidos, dos meus desenhos e da pintura em formato mais reduzido.


1 Comments:

At 2:58 PM, Blogger cordemar said...

lindos lindos lindos

 

Post a Comment

<< Home