Friday, March 31, 2006
Thursday, March 30, 2006
YEAR OF THE DOG
Family matters: March ending, it is now or never for picking your favorite dog March for March Jury Nominations in the YEAR OF THE DOG 2006 photo pool! Dodo's girlfriend, Dee Dee, is one of the nominees on the run in this MARCH YEAR OF THE DOG CONTEST. Dodo can't take his eyes out of Dee Dee and he is really excited about his sweetheart going for Miss March.
There are five nominees, selected among 4200 dogs' pictures, and they all are great, cute, good looking, wonderful dogs. They all deserve tons of treats and love and hugs and votes.
Vote your favorite. There is only one day left.
PLANETA HILDA INVADE OVO ESTRELADO
As peças que vão estar na montra das lojas Ovo Estrelado não vão estar à venda durante o período da exposição, no entanto podem ser reservadas ou encomendadas aqui. Basta enviar-me um email. Vou publicar a as imagens de todas as peças que estão em exposição para facilitar a tarefa a quem os vê na loja e os quer identificar e a quem os quiser conhecer.
Também criei uma série de bonecos que vão ser comercializados nas lojas durante o período da exposição. Hoje ficaram disponíveis para venda na loja do Centro Comercial Colombo, alguns pássaros com cor de Primavera e de Páscoa. No atelier o trabalho não pára e vão chegar regularmente mais bonecos à loja. Esses trabalhos só serão vendidos nas lojas Ovo Estrelado e aqui.
Para a semana, vamos ter festa de inauguração "oficial" com muitos amigos, clientes e imprensa. Depois confirmo a data.
Os animais e as bonecas estão na loja do C. C. Colombo, com as criações para Primavera-Verão da Ovo Estrelado, ansiosos por receber a vossa visita.
OVO ESTRELADO/GREEN AND BLUE FLOWER PRINT
O estampado e as cores desta popeline de algodão são lindas, . Nesta cor e também em rosa, usei e abusei deste tecido em bases e aplicações de galinhas e pássaros e no vestido duma das quatro bonecas que fiz para esta exposição.
Costumo usar cores muito fortes e saturadas como expressão do meu gosto e do meu estado de espírito. Podem servir para combater uma contrariedade ou celebrar uma alegria e tomo-as como um remédio poderoso para os meus males e fragilidades.
A memória, o gosto e a percepção da cor são noções muitos diferentes para cada pessoa e a minha paleta habitual é uma família enorme de cores diversas com forte intensidade.
Trabalho rodeada de cores e gosto de chegar a casa e repousar a vista na minha casa de paredes (quase) todas brancas. O olho é um instrumento complexo e precioso que precisa de exercício, de repouso e de afinação.
As cores claras e luminosas dos tecidos, linhas e fitas que usei para este trabalho surgiram como uma dádiva dos deuses/as da cor e da luz. O desafio de baixar sensivel e repentinamente a intensidade da paleta, adicionar novos elementos ao meu vocabulário visual e brincar com eles em novas combinações tem sido um exercício para afinar a retina e trouxe-me alguma da dose de claridade (e clareza?) que andava a precisar.
OVO ESTRELADO PROJECT: SCOTTIE
Esta mamã-Scottish Terrier é feita com tecidos 100 % linho, tanto os lisos como os estampados. Apaixonei-me por este com as florzinhas do vestido da imagem anterior. Trouxe um coupon com o fundo azul, tem bolinhas brancas mínusculas e rosinhas. Também trouxe o último resto do mesmo tecido com o fundo rosa, um quadradinho que ainda deu para aplicar numa saia de boneca e deixar uma amostra para mim.
OVO ESTRELADO/DRESS
Quando da primeira conversa sobre este projecto, apeteceu-me logo trabalhar com os tecidos da colecção Ovo Estrelado para esta estação que tinha visto apenas em fotografias.
Conheci a Maria João Gouveia na primeira reunião que tivemos no show room da marca, numa casa bonita do Bairro Azul, onde vi a colecção "ao vivo" pela primeira vez.
Gostei logo da roupa, é clássica, divertida e bem feita. Os tecidos são lindos e de boa qualidade e a confecção é de uma perfeição notável.
Também vi a colecção do próximo outono e fiquei impressionada com a qualidade dos acabamentos dos artigos em malha, fiquei deliciada a admirar pormenores como o caseado dos botões e a maneira como os casaquinhos são rematados por dentro com fitas de gorgorão.
Ao longo dessa e doutras conversas que viemos a ter depois, fui descobrindo na Maria João atributos que muito aprecio: é dona de um humor e uma resistência muito especiais e sorri muito.
No dia seguinte fomos à fábrica e voltei carregada de tecidos e de fitas. Este trabalho foi feito apenas com os tecidos que sobraram desta colecção e que reciclei fazendo bonecas, cães, galinhas e pássaros.
OVO ESTRELADO PROJECT: DOLL
O processo começou com uma conversa com a fotógrafa Adriana Freire e com a Maria João Gouveia, a criadora da marca Ovo Estrelado. No âmbito duma acção da marca que visa convidar artistas a intervir nas montras das lojas, tive a sorte de ser contactada e de ter começado logo a trabalhar de modo a inaugurar a minha exposição na altura em que a primeira loja se veste de primavera e de páscoa.
A Adriana chamou-lhe com muita graça: Planeta Hilda invade Ovo Estrelado.
A exposição começa na loja do Centro Comercial Colombo, que vou invadir durante duas semanas, e depois parte em digressão pelo país fora. Os meus bonecos vão viajar do Colombo para oeiras, Amoreiras, Almada, Coimbra, Viseu, Guimarães, Viseu e Leiria e passar duas semanas nas montras de cada uma das lojas Ovo Estrelado.
Wednesday, March 29, 2006
OVO ESTRELADO PROJECT: FIRST SKETCH
A partir de hoje e durante duas semanas, os meus últimos trabalhos vão estar em exposição na loja Ovo Estrelado do Centro Comercial Colombo, em Lisboa.
Depois do convite que me fizeram, começou tudo por este desenho.
Friday, March 24, 2006
Wednesday, March 22, 2006
Wednesday, March 15, 2006
CHERRY HORSE
Os dois primeiros dias da semana cheiraram-me a fim de inverno.
Ver a luz do sol a irradiar com força chegou para me fazer sair do estado letárgico e do processo de hibernação que escolho para me proteger dos dias (dos meses) cinzentos. Consegui tirar da memória e da retina o filtro cinza que me andava a alterar as cores, o estado de espírito e o brilho dos dias.
E mesmo que voltem mais uns dias cinzentos e que volte a chuva, como tenho ouvido ameaçar, já me alimentei de luz e vou teimar em fazer durar a provisão até o sol que o sol brilhe outra vez.
Enquanto preparamos a chegada da primavera, temos inundado o atelier de criaturas às cores e às flores. Nasceram duas crias-éguas, a Cherry e a Fawn, feitas com tecidos de algodão com estampados de flores e frutas.