planeta hilda

um blog de hilda portela

Thursday, February 22, 2007

STUDIO SCENES: DREAMING


STUDIO SCENES: DREAMING, originally uploaded by planeta hilda.

Assim têm sido os dias: muito trabalho, muitos projectos, muitos sonhos.

Bom fim de semana.

Friday, February 16, 2007

MINI TECKELS


MINI TECKELS, originally uploaded by planeta hilda.

Thursday, February 15, 2007

NIGHT OWL/BLACK


NIGHT OWL/BLACK, originally uploaded by planeta hilda.

NIGHT OWL/RED


NIGHT OWL/RED, originally uploaded by planeta hilda.

NIGHT OWL/BLACK


NIGHT OWL/BLACK, originally uploaded by planeta hilda.

NIGHT OWL/BROWN


NIGHT OWL/BROWN, originally uploaded by planeta hilda.

Desta vez voltei do Algarve sem ter ouvido os meus amigos mochos. Espero que me apareçam no Verão, fazem parte dos sons benéficos que me levam a gostar tanto de estar naquela casa.

Há meses que o primeiro mocho que fiz estava ansioso por companhia e eu também estava com vontade de melhorar o protótipo e usar estes tecidos populares, geralmente usados para batas e aventais e que tenho usado para fazer alguns vestidos para as minhas bonecas.

Esta semana foi marcada pelo ínicio de uma nova série de mochos e de mais um grupo de bonecas.
Em curso também, compras de tecidos e a concepção dos novos sacos e carteiras para o Verão.
Acabámos o protótipo de um animal novo, uma zebra.

O acontecimento mais importante da semana foi a apresentação de um projecto que me foi encomendado, o desenho de figurinos para um grande espectáculo, e que foi aceite com muito agrado e entusiasmo por parte dos meus clientes e equipa de colaboradores. É a etapa que mais me custa num trabalho, a reunião em que apresento os primeiros esboços e submeto o meu projecto à aprovação do cliente. Mas é uma fase fundamental para sintonizar ideias, imagens e vontades... neste caso, recebi a dose de carinho e de entusiasmo que precisava para me lançar na concretização práctica desta empreitada que me vai manter bastante ocupada até ao mês de Junho.

Em agenda para o fim de semana:
Brincar com amigos pequeninos no baile infantil de máscaras, no próximo Sábado às 15 h 30, no Frágil.
Ir ao Centro Cultural de Belém para ver a escultura "Caixa para guardar o vazio" da Fernanda Fragateiro.

Tuesday, February 13, 2007

PINK & LAVANDER BONNET


PINK & LAVANDE BONNET, originally uploaded by planeta hilda.

BLUE BEAR HAT


BLUE BEAR HAT, originally uploaded by planeta hilda.

PINK AQUA-GREEN BONNET


PINK AQUA-GREEN BONNET, originally uploaded by planeta hilda.

CLOVER CAP


CLOVER CAP, originally uploaded by planeta hilda.

Monday, February 12, 2007

WE LOVE CRAFTS MAGAZINE


FLY, originally uploaded by planeta hilda.

Acaba de sair uma nova revista online: We love Crafts, estreia que aguardava com bastante expectativa.
O grafismo é divertido, a variedade dos assuntos é extensa e os temas são interessantes, bem ilustrados e cheios de links para continuar a navegar. Escrita em espanhol, promete ser um óptimo meio de divulgação do universo "crafty" em Espanha, onde este tipo de trabalho ainda não tem grande expressão na internet.

O meu atelier é referido no artigo sobre espaços de trabalho "Una habitación propia".

Parabéns à Anabel e a toda a equipa e desejos de um voo alto e feliz.

CLOCHE HAT


CLOCHE HAT, originally uploaded by planeta hilda.

Tricotado com um jogo de 4 agulhas de 5 mm em ponto canelado básico (1 meia, 1 liga) sempre a direito até fazer todas as diminuições nas últimas carreiras, esta "cloche" foi tricotada num par de horas. Acabei-o com uma fita de crochet para fazer um laço e um debrum a ponto de conchas, também em crochet. O botão é vintage.
Usei as lãs: Almerino Aran na cor Rooster , da Rooster Yarns e Alpaca Artesano em Pale Pink, ambas da Laughing Hens.


Knitted with size 5 mmm double pointed needles in a very simple ribbing pattern (knit 1, purl 1) right to the top, and some decreases made just in the last rows, this cloche hat was a "couple of hours project". A crochet chain to make the bow and a crocheted edge in shell stich and it was over. Then, I sew a vintage pink button on the bow. Yarns are Almerino Aran in Rooster Colour, from Rooster yarns and Alpaca Artesano in Pale Pink, from Laughing Hens.

CLOCHE HAT


CLOCHE HAT, originally uploaded by planeta hilda.

CLOCHE HAT


CLOCHE HAT, originally uploaded by planeta hilda.

Um destes dias a revista "viva +" do Jornal de Notícias pediu-me fotografias dos meus gorros em tricot, para ilustrar um artigo sobre gorros onde seria referido o meu trabalho, entre outros.
Improvisei no atelier uma sessão de fotografia, com bastante receio do resultado, o dia estava escuro e nota-se bem nas imagens, que não estão tão luminosas como gosto...

BLANKET OF ROSES


BLANKET OF ROSES, originally uploaded by planeta hilda.


Apesar da grande paixão que tenho pelo crochet, acho que nunca vou passar do estatuto de principiante curiosa e com poucas obras acabadas. Gosto de fazer amostras de pontos, sobretudo de quadrados, círculos e outros polígonos com fios de várias cores e motivos de flores. Acabo sempre por desmanchar as minhas amostras, não tenho alma de coleccionadora nem vontade de as arrumar, faço-as por curiosidade, para ver se consigo chegar lá. Primeiro parece-me tudo muito complicado, mas seguindo as instruções as coisas acontecem, carreira a carreira, até ao resultado final. Sou aplicada mas demasiado preguiçosa para fazer mais de duas iguais... talvez um dia tenha coragem e motivação para fazer um cobertor como este "Blanket of Roses", composto por 24 octágonos como este e 15 quadrados mais pequenos.

Fiz este octágono com fios bem mais grossos que o indicado na receita, assim como o nº de agulha de crochet. Uma crochetadeira experiente e atenta verificará ainda que fiz batota nas últimas carreiras, alterando as instruções a meu bel-prazer e simplificando o processo.

Usei fios que adoro e que tenho estado a usar neste inverno para outros trabalhos, todos comprados na Laughing Hens, a minha loja de lãs online preferida. A oferta de lãs é muito boa, mas melhor ainda é recebê-las sempre num prazo de 2 a 3 dias após a encomenda, como tem acontecido até agora.


A flor do centro é feita com Almerino Aran, da Rooster Yarns, na cor Rooster, uma mistura de 50 % de lã merino e 50 % de baby alpaca.
Para as pétalas usei dois fios: um deles na qualidade Almerino Aran da Rooster, desta vez na cor Brighton Rock e o outro em Artesano Alpaca na cor Pale Pink.
As folhas e o fundo são crochetadas em Scottish Tweed, da Rowan nas cores Indigo e Oatmeal.

Crochet:
Mais quadradinhos.
Um site novo, com modelos interessantes e oferta de algumas receitas grátis: The Art of Crochet.
Skamama, um blog onde encontro novidades regularmente.
Do feio ao bonito, uma fonte inesgotável de modelos com instruções grátis: Crochet Pattern Central.
Crochet Me, uma revista online.

Sunday, February 11, 2007

ALMOST SPRING


ALMOST SPRING, originally uploaded by planeta hilda.

Quase de repente, em pleno inverno, senti a primavera. Estou contente.

LOVE & DESIRE


BLANKET OF ROSES, originally uploaded by planeta hilda.

O Dodo e eu rumámos a Sul este fim de semana e regressámos a Lisboa pouco antes do fecho das urnas, a tempo de votar.

O fim de semana foi memorável e com cheiro a Primavera. Acabou em beleza com a vitória do SIM, facto que me encheu de emoção, de alegria e de esperança. Agora só desejo que o Serviço Nacional de Saúde se porte à altura do desafio e que as mulheres que queiram optar por interromper voluntariamente uma gravidez o possam fazer protegidas e nas melhores condições de saúde, como deve acontecer com qualquer consulta ou intervenção clínica na área da saúde materna. Que assim seja, a partir de agora em Portugal.

Wednesday, February 07, 2007

NOUVELLE VAGUE 9


NOUVELLE VAGUE 9, originally uploaded by planeta hilda.

Calhou a este cavalo a sorte de ir viver com as alpacas.

PURE ALPACA YARN

From Eye on the Sparrow.
Getting high on luscious tactile sensations and strong emotions.

THE WARMEST YARN: PURE ALPACA

Contactei a Lisa depois de ver as imagens das alpacas que cria e da lã maravilhosa que produz, cheia de desejos invernosos de consumo de lã, decidida a comprar-lhe toda a que pudesse. O que é precioso é raro, aprendi mais uma vez, a produção é limitada e os animais é que sabem quando estão prontos para mais um corte de cabelo. Combinámos então fazer uma troca, as duas últimas meadas sobrantes da última tosquia por um trabalho meu.
Um dia destes chegou um embrulho com o tesouro, duas meadas branquinhas, primorosamente fiadas e identificadas com uma etiqueta com o nome e a fotografia do animal onde cresceu. Obrigada, Lisa, Snowball e Mi Miguel, as duas alpacas de manto branco que deram origem a este fio precioso. Também chegou uma amostra de lã de Gabrial, uma alpaca castanha, uma cor linda.
O toque? Difícil de descrever. Mais macia que a mais macia de qualquer uma das lãs que eu já tenha tocado, mais bonita, mais leve, mais quente, mais rica de afecto e de personalidade. Vai ser difícil desmanchar as meadas e tricotar uma obra à altura deste material.
Por enquanto, as meadas estão no atelier, bem perto da mesa onde costumo trabalhar, para eu poder ver, admirar e tocar esta obra prima.

PICOT FLOWER


PICOT FLOWER, originally uploaded by planeta hilda.

Pattern from Skamama: Picot Flower.

WARM CHUNKY HAT


WARM CHUNKY HAT, originally uploaded by planeta hilda.

Muito trabalho e muito inverno. O inverno altera-me o humor e não há afirmações positivas que me convençam nem céu azul que me iluda. Enquanto espero pelo verão, brinco com as lãs do inverno.

O gorro é tricotado em pura lã virgem na cor natural comprada na Naturkinda. É uma lã muito artesanal, com 2 cabos fiados de modo irregular, com um toque rústico e áspero e que vai ficando muito macia à medida das lavagens. Diverte-me tricotar com ela porque é resistente, elástica e rude e surpreende-me sempre como cede e se torna tão macia e fofa depois de várias lavagens. Lava-se à mão e com água fria de preferência, mas aguenta muito bem as lavagens à máquina a 30º. É uma lã "todo-terreno", ideal para tingir e para feltrar.

Também na Naturkinda: um óptimo detergente à base de azeite para lãs e sedas. Ainda mais ecológico, as nozes vegetais de lavagem: são naturais, reutilizáveis e biodegradáveis.

A flor é feita em crochet na mesma lã, as pétalas são na qualidade Fashion da Rosários 4 e a receita é esta: Picot Flower.

Friday, February 02, 2007

"MADE FOR DOLLS" BAG


"MADE FOR DOLLS" BAG, originally uploaded by planeta hilda.

Thursday, February 01, 2007

"MADE FOR DOLLS" BAG


"MADE FOR DOLLS" BAG, originally uploaded by planeta hilda.

"MADE FOR DOLLS" BAG


"MADE FOR DOLLS" BAG, originally uploaded by planeta hilda.

Hoje era dia de alguns bonecos partirem para uma missão importante: uma sessão de fotografias. Fiz este saco para eles.
Precisava de um saco grande para os transportar e no atelier só havia sacos de plásticos muito feios. Lembrei-me de fazer um saco grande em papel. A estrutura tem quatro camadas de papel kraft, para lhe dar resistência, e o exterior é em papel de parede dos anos 60, que tenho usado para embalagens pequenas. As alças são em tecido ás bolas, com uma aplicação de grega. Cosi uma etiqueta onde tinha pintado a marca "Planeta Hilda". O saco de viagem ficou pronto num instante e os bonecos chegaram felizes ao destino.

SMALL BIRD PACKAGING


SMALL BIRD PACKAGING, originally uploaded by planeta hilda.

Cá está um "small bird", instalado no meio duma nuvem azul.
Mede cerca de 10 cms de comprimento e tem um alfinete de pregadeira por trás.

SMALL BIRD PACKAGING


SMALL BIRD PACKAGING, originally uploaded by planeta hilda.

Os novos "small birds" têm saído do atelier bem instalados num ninho feito de propósito. A embalagem é feita com um papel estampado dos anos 60 e fita de algodão.