planeta hilda

um blog de hilda portela

Wednesday, January 26, 2005

ANA CAROLINA'S SQUARE 1


ANA CAROLINA 1, originally uploaded by planeta hilda.


Recebeu-nos com alegria em sua casa.

Entusiasmada com o projecto Tsunami Quilt 2005, inaugurou a sessão com este emocionante fogo de artifício.

CRAFTY ANA CAROLINA


CRAFTY ANA CAROLINA, originally uploaded by planeta hilda.


Começou por fazer flores em renda de crochet com linha de algodão rosas, roxas e azuis, cortou borboletas, flores, corações e laços em feltro, aplicou e bordou.
Desenhou com linha uma corda e pendurou alguma roupa a secar.
Tricotou um quadrado de lã e rematou-o com um debrum de feltro.
Fez um patchwork de mini quadradinhos de feltro de várias cores e coseu um botão no meio de cada um deles (e os botões têm forma de biberon, de lápis, de casa, de guarda-chuva, de coelho...).
Voltou a pegar na agulha de crochet , fez um quadrado de lã verde, e com um fio de lã, acabou a festa bordando a ponto de cruz um coração encarnado.
Linda!

Monday, January 24, 2005

CRAFTY WEEKEND


CRAFTY WEEKEND 2, originally uploaded by planeta hilda.


Fim de semana em casa de amigos especiais com mais amigos especiais junto ao mar.

Levámos uma tarde a chegar lá, parando nos mercados junto á estrada para comprar legumes, em pastelarias para comer bolos e em esplanadas penduradas sobre as ondas para tomar chá.

Levei um saco com muitos novelos de lã, outro com feltro de várias cores, agulhas de tricot e de crochet e a minha mala de ferramentas, cheia de restos de tecidos, de pérolas, botões, fitas, tesoura, agulhas e linhas para coser e bordar. Costumamos tricotar quando estamos juntos. Contei-lhes que estava em curso um projecto fantástico, o Tsunami Quilt 2005 e sobre a ideia de cada um de nós fazer um quadrado para mandar. Entre gargalhadas, exclamações de entusiasmo total, apresentei os materiais, que foram analizados, tocados, espalhados e seleccionados rápidamente. Escolhida criteriosamente a banda sonora, sentámo-nos todos em volta de uma mesa e repente estava montado um verdadeiro atelier de gente aplicada, com um humor e uma imaginação fora do vulgar. Os quadrados iam nascendo, cada um mais bonito que o outro.
Voltei para Lisboa com o coração quentinho, contente por ter amigos assim e com um saco cheio de quadradinhos para enviar para a Marta, que os vai reunir num quilt para o projecto Tsunami Quilt 2005.




Thursday, January 20, 2005

THE MIGHTY POWERFUL TRANSFORMATION MANDALA

Directamente do planeta hilda, mais uma mandala sagrada cheia de poderes (aqueles que vos derem mais jeito e que lhe quiserem atribuir, como acontece com todas as imagens e com todos os deuses criados pelo homem). Sou uma fabricante e uma criadora de imagens, é por isso que não há nada em que acredite tanto como em mim.

Tuesday, January 18, 2005

KNITTING AGAIN


YARN, originally uploaded by planeta hilda.



Parabéns ao recém criado Lisbon Knitting Meetup. Prevê-se um sucesso absoluto tal com tem acontecido como o primeiro. Gosto da ideia de haver muitos grupos. Multiplicam-se as alternativas e as opções com encontros a acontecer em sítios, dias, horários e periodicidade diferentes. É uma boa notícia.

Um sorriso simpático de tricotadeira na fila do banco, na Rua Augusta, hoje de manhã.

Ainda bem que ontem não houve post porque seria do género "Today I miss you so much I could cry (I mean you, summer)". Nada me paraliza tanto como o frio e o inverno é tão comprido. Hibernei um bocadinho, saí para jantar um fantástico risotto de morilles e voltei para as minhas lãs.

Hoje acordei eufórica, cheia de energia e com planos para o resto da semana, para o fim de semana, para o mês que vem e para esta e outras vidas.

Friday, January 14, 2005

FREE KNITTER'S TALK


Spanish bird, originally uploaded by planeta hilda.



Some birds are free, some are not. Same with people. People from some devasted countries ruled by military dictatorships in Asia can't even have the right to get help after the tsunami's effects. That is the case of the burmese people, whose government is more interested on concealing its moves than on revealing the situation. Accepting help from the outside world means too much exposition.
Get information at the Foundation for the People of Burma and find out how to help.

Get thousands and thousands of free knitting patterns at Knitting Pattern Central.

Knit with Rebecca online. Nice knits, tips and downloadable free patterns.

Watch free online knitting videos thanks to KnittingHelp.com.

Have some fun sending Garn ecards.

Feel the pleasure of reading Marta and Urraca, whose blogs I read daily. Meet Sabine, whom I have recently discovered. And enjoy their Madrid Knitting Meetup Blog: Tertulia madrileña de punto. The first posts are great! Congratulations, this is a generous, brilliant idea.

And please be free and have the best weekend ever.

Thursday, January 13, 2005

CREATIVE GIRLS


Friends, originally uploaded by planeta hilda.


Thanks to Melissa Lekkner, it is now Round 3 for Crafters for Critters, an online shop featuring handmade goods: great work donated by designers worldwide (most of them among my favourites!). I am excited about donating some of my work, I sure will let you know. Dear fellow crafters, I suggest you do the same, if you can. Check on the site for the donations submission form. Or shop a lot! Or both. All proceeds will benefit Michigan Greyhound Connection, a racing greyhound rescue group.

Larissa Brown's giant psychadelic squares afghan is cool.... I like her Meetheads and office art too.

I wish I had these exquisite blue angora necklace an cuffs from Teva Durham at loop-d-loop.

Susan started knitting in January of 2004. She sells her knitwork at 8fifteen. I love the bags.

Amazing Ulla! She dyes herself her yarn, her Life and Knitwork is happy, hip and young at heart, and I am really, really crazy for this amazing piece of art, embroidered 45 years ago.

Wednesday, January 12, 2005

FREE (AS SOME LUCKY BIRDS)


Indian red bird, originally uploaded by planeta hilda.

Tuesday, January 11, 2005

PLEASURE OF MEETING FOR KNITTING

Sobre o prazer de me encontrar com outras pessoa para tricotar:

Comecei há uns tempos a ver na internet que havia muitas e muitas pessoas como eu, que gostam de fazer coisas á mão, divulgando o que fazem através de sites e blog, nem sempre com fins comerciais. Numa dessas incursões, conhecí o blog da Rosa, curiosamente através duma referência no blog australiano loobylu. Entrei logo em contacto com ela, maravilhada por haver uma portuguesa, na cidade onde vivo, com um trabalho com tanta qualidade, único, totalmente dentro do espírito do "feito á mão" e com uma vida criativa e feliz. Trocámos alguns mails entusiasmados e logo surgiu a ideia de nos encontrarmos com mais pessoas, para tricotar. A Rosa com a sua energia e generosidade habituais organizou o Lisboa Knitting Meetup e conhecemo-nos no primeiro encontro. Eramos três, a Rosa, a Sofia e eu.

É raro tricotar sózinha, costumo fazê-lo em casa com a minha filha ou com a minha mãe e faço-o com frequência com amigos, depois de jantar, no parque enquanto os cães brincam, na praia... Tricotar leva o seu tempo e não gosto de passar muito tempo isolada. Gosto de falar, de rir e de estar com pessoas e para mim o prazer e o sentido dos encontros é isso mesmo, passar umas horas uma vez por mês a fazer mais uma coisa que gosto, rodeada de pessoas que nem sempre se conhecem, que gostam de tricot e de saír. Cada uma terá a sua motivações (saír do isolamento? conhecer pessoas? aprender e partilhar coisas novas? terem visto na tv?). Seja ela qual for, o que mais me interessa é sentir nelas o entusiasmo e a energia possíveis para se encontrarem ao fim de um dia de trabalho. Neste país cinzento e amorfo, parece-me extraordinário e estimulante. Para mim o essencial dos encontros é estar a tricotar sentindo o ambiente que enche uma sala repleta de pessoas entusiasmadas e cheias de prazer.

E é por isso tudo que concordo com o que a Rosa escreve (e tão bem, como só ela sabe) sobre o encontro de ontem. Apesar de ser óptimo haver uma "enchente" e do sucesso ser uma coisa boa. Mas desde que isso nos permita continuar a tricotar enquanto falamos e rimos. Tenho o maior prazer em ensinar tudo o que sei e também adoro aprender mas acho que ninguém devia aparecer sem pelo menos levar agulhas e linha (é o mínimo!) e saber ou "arranhar" os pontos básicos (basta saber montar as malhas na agulha, o ponto de meia e o ponto de liga e já dá para fazer tudo, tudo, o resto são técnicas auxiliares). Só isso basta para se estar á vontade sem depender da boa vontade de ninguém.

E a ideia é tricotar num sítio público e comportamo-nos normalmente como quem está num café: ou seja, consumir, conversar e tricotar. Com muita gente é impossível, as pessoas tiveram que se espalhar pelo chão, e qualquer dia somos o terror de todos os cafés do Bairro Alto. E é pena.

Antes desta confusão, a Rosa e eu já tinhamos aceite o convite da sic e vamos estar no programa "Elas em Marte" no dia 1 de Fevereiro. Espero poder levar algumas peças que tenho estado a fazer e falar do meu trabalho. Com calma. Não estou habituada nem nunca procurei tanta exposição. Já me exponho o suficiente aqui no meu blog.

Gostei, no meio da confusão, de ver caras novas e as querida "habitués", a Ana, a Lénia, a Cláudia, a Anabela, a Rosa. Adorei rever a Dora (foi a única com quem consegui conversar um bocadinho enquanto treinávamos o tricot em circular com um jogo de 5 agulhas, foi um bom momento) e tive saudades da Bárbara, da Sofia, da Mariana...

E pronto, é só isso e é tão simples: o gozo é encontrarmo-nos para tricotar, mais nada. Tricotar é bom, mas tal como brincar, tem que se aprender, sobretudo quando não se brinca sózinho e se não soubermos as regras do jogo podemos magoar os outros meninos e meninas. A sério.

PLEASURE OF KNITTING


PLEASURE, originally uploaded by planeta hilda.

Sobre o prazer de tricotar:

Comecei a tricotar quando era pequena, montando e treinando os primeiros pontos com a ajuda de um livro oferecido pela minha mãe "O Meu Livro de Lavores" e animada pelo ambiente da casa, onde tanto a minha mãe como as duas avós eram exímias e super produtivas no tricot, entre outros "trabalhos de agulha".

Os espaços desse tempo permitiam também ter um quarto de costura, com um stock inesgotável de tecidos, linhas, lãs e agulhas e espaço para brincar, numa casa sempre cheia de crianças a crescerem juntas e de muitos adultos presentes, dedicados e disponíveis. A costureira vinha a casa e os modelos eram feitos totalmente "á la carte", como num mini atelier de alta costura: nascía um esquema tirado duma revista, do nada, ou da imaginação de alguém, escolhia-se o tecido, cortava-se e alinhavava-se e iam-se fazendo alterações conforme gostos e as opiniões. As sessões de provas eram a única contrariedade da vida, e entre picadelas de alfinetes, bocejos e arrepios provocados pelo toque das mãos geladas a marcar emendas, ensinaram-me que era preciso sofrer para ser bela, o que eu engoli e assimilei. Hoje sei que não é preciso sofrer para nada. (Pronto, ás vezes sofre-se, mas o ser preciso é que não engulo nem transmito). Com o meu pai, arquitecto, desenhava, pintava e fazia maquetes. Habituei-me a crescer a fazer aquilo que gosto, coisas com as mãos, num ambiente protegido e feliz, para o meu bem (e para o meu mal também mas isso já é outra história). O tricot era uma dos meios que usava para brincar, e que ia deixando e retomando, no meu mundo de mimos e gargalhadas.

Continuei sempre a pintar, a coser,a tecer, a desenhar, a fazer barro, crochet, a tricotar, a bordar, instável, aplicada, dilettante, sem medo, ansiosa por experimentar tudo, mudando de actividade principal ou mantendo vários projectos em curso conforme os estímulos, as idades e os tempos. Procurei para mim a sorte de viver assim a minha vida e criei o planeta hilda, onde trabalho protegida e feliz, vivendo das coisas que imagino e realizando-as através de várias técnicas e meios. Tal como o desenho, a pintura ou a costura, o tricot é um desses meios. Um prazer enorme. Como ter tempo. Como brincar. A sério.

Saturday, January 08, 2005

KNITTER'S HANDS


KNITTER, originally uploaded by planeta hilda.

She, who knits wonderful lovely dolls.

Friday, January 07, 2005

BOM ANO


BOM ANO, originally uploaded by planeta hilda.

Coisas boas do ano:
Passar os primeiros dias do ano com os meus livros e o meu tricot em frente ao mar.
Visitar finalmente O Refúgio dos Burros em Estômbar e conhecer o trabalho feito pelo Peter e a Nora, cuidando dos animais e angariando fundos, com muito amor e talento.
Ultrapassar os medos e começar a tricotar em círculo com agulhas circulares e com 5 agulhas e estar a adorar, principalmente para fazer meias.
Voltar a estar aqui.
Esperar ansiosamente o próximo Knitting Meetup, mais que nunca:
porque não pude estar presente no último...
porque tenho saudades das minhas amigas tricotadeiras e curiosidade de ver as caras novas...
porque é o dia em que fui mãe por primeira e única vez há 17 anos, o que torna o dia 10 de Janeiro, o dia mais bonito do ano, todos os anos e para sempre...