planeta hilda

um blog de hilda portela

Thursday, June 30, 2005

GREEEEEN ON PINK BLANKET


GREEEEEN DETAIL, originally uploaded by planeta hilda.


A pilha de cavalos por acabar começou a descer. Prontos e acabados para um lado, inacabados para outro. Dois deles já estão completamente prontos, o Greeeen e o Mistral, os primeiros que faço em tons de verde. Quem os viu, diz que são muito mais bonitos ao vivo que nas fotografias. É bom saber, porque é um verdadeiro prazer inventá-los.

I FEEL GOOD


MISTRAL HORSE DETAIL, originally uploaded by planeta hilda.



Depois de um dia de trabalho, adoro saír, passear, encontrar pessoas, sentar-me numa esplanada, ir jantar fora, qualquer coisa que não seja fechar-me logo em casa. Gosto da minha casa mas a rotina casa-trabalho-casa não é para mim.

Ontem foi a primeira aula de dança oriental do workshop onde nos inscrevemos (a Patrícia, a minha assistente, a minha filha e eu). Saímos do atelier ao fim da tarde, atravessámos o jardim do Campo de Santana e descemos as escadas inclinadas junto aos carris do elevador do Lavra até chegar ao Ateneu Comercial de Lisboa, na Rua das Portas de Santo Antão.
A primeira aproximação à dança oriental não foi nada fácil. Os movimentos parecem muito simples mas é preciso isolar e trabalhar partes do corpo, memorizar os passos, coordenar pernas, mãos e braços e habituar-se a um ritmo novo e desconhecido para mim... e tentar ter alguma graça. Mas é tão divertido dançar e a Marta, a professora, é tão "sweet & cool" que não foi nada angustiante ver-me ao espelho a contorcer-me desajeitadamente. Por incrível que pareça, o que mais nos custou foi o exercício de improvisão. Com uma luz mais fraca e liberdade total, podíamos dançar à vontade, segurando um véu, ao som da música egípcia. Conclusão: na dança como na vida, há coisas mais interessantes para ver para além do chão e do espelho, temos que usar a capacidade de olhar, aproveitar o espaço todo que dispomos e abrir as portas se for preciso para termos ainda mais espaço, usar a imaginação e não inventar nem aceitar limites. O véu? Serve para explorar, esconder ou mostrar, brincar, voar e não para nos emaranharmos nele, como me aconteceu várias vezes.

Subimos a Avenida da Liberdade a pé (por sinal, uma rua tão bonita mas tão sem-vida, cheia de empresas-instituições e lojas-instituições "boring"), rindo e comentando a nova aventura.

Parece-me que estas aulas só nos vão fazer bem, bem e ainda bem.

Wednesday, June 29, 2005

MAKE UP


MAKE UP, originally uploaded by planeta hilda.


Quando chegámos, a minha sobrinha estava maquilhada para nos receber. Unhas pintadas e blush cor de rosa, foi assim que quis ser fotografada junto ao painel com imans que lhe levei. Desenhou com marcadores os caules e colocou no topo as flores-iman, pôs o gato em cima duma nuvem que flutuava no meio do painel e rodeou-o de corações. Depois da composição feita, escreveu: No tocar. Estendeu no chão do terraço uma toalha de praia e adormeceu abraçada ao seu "quadro".

Tuesday, June 28, 2005

GOOD BOY


ROCINANTE, originally uploaded by planeta hilda.


Costumo fazer peças muito, (mesmo muito mais!) femininas mas fiz este cavalo mesmo a pensar no meu sobrinho e fiquei contente por ele ter gostado tanto.

O corpo foi feito num tecido de linho e estopa, as pernas com dois tecidos de colchão diferentes, um deles que já tinha há milénios sem nunca o ter usado em nada e outro oferecido pela Cláudia (e adoro o efeito de pijama que faz, adoro), para a manta e para a cauda usei os restos de uma saia em ganga desfiada da minha filha e para a cabeça uma malha estampada dos anos 60 com a qual já tinha feito umas leggings nos anos 80.

E hoje o dia foi passado a fazer mais cavalinhos.

PLAY PALS


QUIJOTITO & ROCINANTE, originally uploaded by planeta hilda.


Nessa noite, dormiram os dois abraçados, sonhando com batalhas contra moínhos e corridas a galope por campos sem fim, como aqueles que atravessámos durante a viagem, em La Mancha.

DON QUIJOTE DE LA MANCHA & ROCINANTE


DON QUIJOTE & ROCINANTE, originally uploaded by planeta hilda.


Foi buscar duas espadas para compôr a pose para a foto com o cavalo que lhe levei, dizendo que era o D. Quijote e o cavalo, o Rocinante.

BACK TO WORK


BACK TO WORK, originally uploaded by planeta hilda.


Voltei, carregada de energia e de alegria. À minha espera, uma pilha de cavalos e bonecas para acabar, encomendas para despachar, mails para responder e mil ideias e projectos para concretizar.

Thursday, June 23, 2005

TELEGRAM FROM MADRID


MAGNET GIRL, originally uploaded by planeta hilda.

Viagem maravilhosa.
Viva o ar condicionado!

Primeira etapa: Madrid. Cheguei bem e fui recebida da melhor maneira, com beijos, gargalhadas e gritos dos meus saudosos sobrinhos. Que bom estar aqui.

Visitem a Feira da Cotovia. Desta vez vou estar ausente mas as minhas amigas crafty tambem gostam e merecem muitas visitas.

Wednesday, June 22, 2005

PLANETA HILDA GOES SAILING


SUMMER BAG, originally uploaded by planeta hilda.



Ontem começou oficialmente a minha estação preferida.
Dentro de algumas horas, vou estar na estrada para ir ao encontro de família, amigos e uns dias de férias.

Vou passear e navegar.
Se conseguir também navegar na net, vou estar também por aqui. Senão, até breve!

Monday, June 20, 2005

FEIRA LAICA WAS PURE JOY


POOL TREE, originally uploaded by planeta hilda.

Friday, June 17, 2005

GRRRRRRRRR


SHE, originally uploaded by planeta hilda.



Descansadinha em casa, logo ao ínicio da minha habitual ronda dos blogs, venho a saber, via Morgy, que o jornal Destak publica na página 23, entre outras, uma foto de um trabalho meu ilustrando um texto sobre artesanato, mais concretamente sobre a Feira de Artesanato do Estoril (aparece também uma imagem do cartaz da Feira Laica, na qual vou participar, tal como as autoras dos outros trabalhos com imagens publicadas na mesma página, e que nem sequer é referida no texto).

A foto, que retrata um dos cavalos que fiz ultimamente, nunca foi publicada em lado nenhum e foi retirada directamente do meu blog. Nenhuma das fotos tem os créditos devidos no que diz respeito à autoria das imagens ou das peças.
Todas as fotos que publico costumam ser da minha autoria (quando isso não acontece, como no caso desta imagem, o nome do autor é referido). Todas elas se encontram protegidas no âmbito duma Creative Commons Licence, que regula os limites da sua utilização por terceiros. O logo, o link estão no blog e até está escrito: some rights reserved, all work in this blog is protected under a creative common license, e bla bla bla.

Basta pedir licença, informar-se, referir a autoria... Qualquer coisa menos chegar aqui e fazer dos blogs uma verdadeira mina: um mega banco de imagens grátis e anónimas.

E agora?

Agora estou zangada, o que é raro e não gosto, e vou-me informar junto de quem sabe. Mandar um mail? Só se não puder fazer mais nada.

STUDIO SCENES: DOLLS


DOLLS MAGNETS, originally uploaded by planeta hilda.



Hoje o dia começou cedo com uma visita à Bedeteca com a Rosa para preparar a nossa participação de amanhã na Feira Laica. O jardim tem relva e árvores para nos refrescar e um grande pátio onde vamos montar as nossas bancas.

Estou ansiosa por ver a mostra de ilustração, fanzines e b.d.

Vou ter em exposição e para venda três ilustrações duma série que fiz já há algum tempo:

Fresh Flesh,
The shape of my heart,
Hoy salgo de azul cielo.

Consegui fazer (quase) tudo o que queria. Quando sai do atelier a lua já estava instalada para passar a noite num céu azul às riscas cor de rosa.

STUDIO SCENES: ANIMALS


ANIMAL MAGNETS, originally uploaded by planeta hilda.

Thursday, June 16, 2005

VERSO/RECTO


CRAFTY PATCHWORK BAG, originally uploaded by planeta hilda.

RECTO/VERSO


CRAFTY PATCHWORK BACK, originally uploaded by planeta hilda.



Feita com autênticos tecidos dos anos 60 e 70 (a maioria são americanos mas também tenho alguns nórdicos e outros de origem desconhecida), a parte de trás de alguns dos sacos também pode ser uma surpresa.

Tal como os sacos pintados, alguns modelos desta série de sacos bordados e com aplicações, oferecem imagens diferentes de cada lado.

Actualizei o meu photoset de sacos, publiquei os novos modelos e a parte de trás de alguns deles, imagens de pormenores e os novos aventais-bolsa e bolsas-cinto. Este tecido é particularmente divertido, este é lindo e este também...

Frente ou verso?

EVERYDAY BEACH TOTE


EVERYDAY BEACH TOTE, originally uploaded by planeta hilda.

LUCKY ME


EVERYDAY BEACH TOTE, originally uploaded by planeta hilda.



Fiz ontem este saco enorme, onde cabe tudo para levar para a praia ou para passear por aí. Mede 50 x 50 cms, o tecido é fresco e macio, muito agradável ao toque, é uma mistura de estopa e linho na cõr natural, sem qualquer tipo de branqueamento, com aplicações em feltro, algodão e seda. É muito vistoso, gostei de me ver com ele em frente ao espelho.
Já está vendido. Aceito encomendas mas sugiro uma alternativa muito mais agradável:

Quem tiver a sorte de ir para os lados da Zambujeira do Mar, pode adquirir este saco e mais peças do Planeta Hilda na loja Azimute, em São Teotónio, uma vila que durante o mês de Junho tem as ruas enfeitadas com as mais bonitas grinaldas e arranjos de flores em papel que já vi. Vale a pena ir lá de propósito para ver nas ruas o resultado da arte e dedicação dos habitantes (as flores são absolutamente excepcionais), visitar a loja Azimute, uma loja-sonho, com peças lindas, escolhidas com carinho e ser recebidos com simpatia e generosidade pela Dora e pelo Pedro, duas pessoas especiais com quem tive a sorte de me cruzar um dia.

Wednesday, June 15, 2005

SUNNY DAY


FLOWER HORSE, originally uploaded by planeta hilda.



Estou entusiasmada a preparar a participação na Feira Laica. É já no próximo fim de semana.

Mais um cavalo enfeitado para desfilar.
Adoro trabalhar em dias de sol.

Monday, June 13, 2005

BOOM BLOOM TREE


BOOM BLOOM TREE, originally uploaded by planeta hilda.



Depois de tantos dias sem internet, a primeira coisa que fiz foi ir visitar algumas das minhas amigas. O melhor de ter voltado à net foi:

mimar os olhos com a imagem linda deste boneco, um dos mais bonitos que já vi;

saber que a brilhante T-shirt lagartixa da Dina vai fazer um sucesso enorme onde quer que vá;

sorrir com as coisas tão bonitas que se fazem onde há papéis por todo o lado;

e deliciar-me com a leitura apaixonante deste post da Urraca, a criadora de um dos blogs de tricot mais interessantes e super informados: Churras e Merinas.

António é um nome que faz sempre o meu coração bater mais forte e mais depressa: era o nome do meu pai.

Thursday, June 09, 2005

SUMMER 2005 HAT COLLECTION


SUMMER 2005 HAT COLLECTION, originally uploaded by planeta hilda.



Depois de uma semana fantástica, vou uns dias para fora.
Deixo aqui estas imagens e desejos de um bom fim de semana.

SUMMER 2005 HAT COLLECTION


SUMMER 2005 HAT COLLECTION, originally uploaded by planeta hilda.

SUMMER 2005 HAT COLLECTION


SUMMER 2005 HAT COLLECTION, originally uploaded by planeta hilda.

Wednesday, June 08, 2005

STYLING & GROOMING


PINK & PURPLE HAIRDYE HORSE, originally uploaded by planeta hilda.



Uma das coisas que mais gosto quando faço bonecas e animais é produzi-los como se fossem desfilar.

Monday, June 06, 2005

B DOLL


MAGNET DOLL, originally uploaded by planeta hilda.



A boneca-iman tem um conjunto de lingerie em crochet, saia de algodão com corpete em seda natural bordado a lentejoula, o penteado foi conseguido graças à maravilhosa lã colinette point 5 e o colar foi feito pela minha filha com contas de autêntico cristal Swarovsky. Com cerca de 25 centímetros de altura e completamente cosida à mão, ficou com uma expressão muito doce e gosto muito dela.

Sábado ainda:

Parte da tarde foi passada a tricotar na "por acaso", com a Dina durante a inauguração da exposição de pintura de Sérgio Condeço. O tema era O Capuchinho Vermelho, a Dina levou uma alcofa linda bordada com um lanche (que dava um magnífico cesto de piquenique) e uns sapatos lindos também. Não tive tempo de acabar os meus bonecos Lobo Bom & Capuchinho Vermelho Vaidosa, por isso "customizei" rápidamente os meus gorros de avózinha transformando-os em gorros de falsa avózinha com orelhas de lobo. Foi bom também estar com a Sandy, bordadeira, autora de fanzines e uma das responsáveis pela organização da Feira Laica. Mas bom, bom, foi ter estado a olhar para duas bébés lindas e ter adormecido uma delas ao colo.

Sábado ainda:
Convidada pela Sofia e no âmbito do projecto Camafeu algumas das minhas jóias em tricot estiveram presentes no Festival Transform Zone e gostava tanto de ter lá ido mas um Sábado não dá para tudo.

THE SUN IS A MAGNET


SUN MAGNET, originally uploaded by planeta hilda.



Sábado foi também dia de entregar a famosa encomenda da Vieira do Mar. Mantido no segredo das Deusas até ser oferecido à menina luminosa que veio com ela ao atelier para descobrir o seu presente: um conjunto de dois painéis em aço lacado de cor azul celeste com mais de uma centena de formas magnéticas em feltro cosido à mão.

Imagino os quadros que essa menina vai desenhar, com as combinações infinitas que se podem conseguir com tantas formas (há corações, há flores, há animais, há nuvens, há muitas cores, há uma boneca) e com imagens, fotos e desenhos, representando o mundo a seu gosto e medida.

INSECURITY VERSUS VANITY


FRIENDS AGAIN, originally uploaded by planeta hilda.



Os meus posts têm sido telegráficos. Tenho trabalhado, trabalhado e trabalhado (ontem descansei e foi muito bom também).
Tenho muitas imagens para mostrar, poucas palavras para dizer e muitas coisas para contar.
Mesmo que eu não queira, aquilo que faço diz muito de mim.
O que não está lá são as coisas das quais eu escolhi alhear-me, como as más notícias, a perda e a outra realidade.


Quando este blog nasceu, pensei em fazer dele uma galeria de imagens com uma mega montra para mostrar os meus trabalhos sem me expôr muito a mim (a única coisa pessoal que gosto de exibir são alguns dos meus sapatos). Comecei cheia de estratégias de defesa, uma delas foi escrever em inglês, tendo que pesar cada palavra e cada frase e criando distância ao usar uma língua que raramente uso para comunicar.

Os encontros com pessoas fantásticas que tenho feito por aqui fizeram-me perder grande parte daquilo que se chama "arrogância dos tímidos" e a gostar de me revelar numa proximidade confortável de viver, agradável de gerir...

No sábado entreguei encomendas a pessoas diferentes e partilhámos risos e sorrisos, palavras bonitas e prazer e alegria.

Este quadro faz parte duma série de oito, um dos trabalhos que entreguei este sábado. As imagens estão todas aqui, e os originais ficaram em muito boas mãos.

Nada tão estimulante como sorrisos, abraços, beijinhos e mimo.

Thursday, June 02, 2005

RED HORSE


RED HORSE, originally uploaded by planeta hilda.



Só gosto de inventar criaturas felizes.

PINK SUNSET

, PINK SUNSETPINK SUNSET, originally uploaded by planeta hilda.

ZENITH


ZENITH, originally uploaded by planeta hilda.

EARLY MORNING SUN


EARLY MORNING SUN, originally uploaded by planeta hilda.

SUNRISE


SUNRISE, originally uploaded by planeta hilda.



Estou a chegar outra vez à estação que mais gosto, a das "férias grandes".

O calor tórrido de ontem fez com que de repente tivesse dado por mim a desenhar sóis, a cortar sóis, a aplicar sóis sobre tecidos, imaginando momentos do sol nos sítios que eu mais gosto. De todos eles, sei qual é o sol daquela ilha ou daquele mar e lembro-me qual foi o momento ou a razão de ter fixado a imagem assim.

Estes quatro sóis são os primeiros de uma série de postais ilustrados que estou a preparar.