planeta hilda

um blog de hilda portela

Friday, April 29, 2005

KITTIES IN PROGRESS


KITTIES IN PROGRESS, originally uploaded by planeta hilda.


Vamos para a feira!
Amanhã, no Jardim do Príncipe Real.

Thursday, April 28, 2005

CHEERS


BIRDS, originally uploaded by planeta hilda.


Um brinde com um excelente vinho da minha terra para comemorar o lançamento do site da minha amiga de décadas, sim décadas, desde a infantil passando por agora e até sempre. Cheers, Elsa David.

KEEP YOUR HEAD COOL


HEADBANDS, originally uploaded by planeta hilda.


Contente porque as coisas acontecem e acontecem bem.

Acessórios:
Are you adorned?
Frecklewonder
E a nova colecção de Tarina Tarantino.

Wednesday, April 27, 2005

POP FLOWER BROACHES


POP FLOWER BROACHES, originally uploaded by planeta hilda.


Estou há mais de meia hora a escrever e a reformular este post sem terminar frases nem ideias. Admito, há dias assim... Estou contente e distraída a olhar pela janela. Passo a resumir o que tinha para dizer sem o conseguir:
Estou decepcionada com as comemorações do 25 de Abril, discretas, mornas, envergonhadas. Também porque soube de fonte segurissima e inquestionável que os cravos, flores que eu adoro, vendem-se muito pouco em Portugal, por serem considerados uma flor popularucha e pela simbologia que lhes é associada. E se forem vermelhos, nem pensar em tê-los em casa. Shame on you, dondocas saudosistas e reaccionárias.
Na noite de sábado, jantei muito bem no restaurante Comida de Santo. A minha moqueca de camarão estava deliciosa, a Flor é uma simpatia e faz um quindim maravilhoso.
Adoro comer, cozinhar, e ler blogs de cozinha. Tenho vários favoritos que leio todos os dias, como o 101 cookbooks, por exemplo. Este post sobre sandwiches para o chá é para mim um dos melhores. E esta receita de Chocolate Chips Cookies é para ti, Rosa.
Continuam os preparativos para levar o planeta hilda á Feira no Príncipe Real. Gosto de coser e de bordar com o sol a entrar pela janela, e a ouvir os pássaros, os galos e os pavões do jardim do Campo de Santana.
E logo, Sétima Legião no Frágil.

Tuesday, April 26, 2005

CAMOUFLAGE


CAMOUFLAGE CAT HAT, originally uploaded by planeta hilda.


Tricotado com Trapilho da Rosários 4, um gorro com cara de gato tigrado-camuflado. Este é para um bébé especial, mas vai haver mais, de vários tamanhos e feitios, no Sábado, na Feira do Príncipe Real.

Habituada a tricotar com lãs grossas durante muito tempo, por puro comodismo de principiante preguiçosa, dou agora por mim a tricotar lãs finas com prazer e a adorar a sensação de tricotar com agulhas finíssimas.

Ansiosa por começar a tricotar a pensar no verão, tenho andado a pesquisar algodões, sedas e linhos para comprar online.
Tenho vontade de experimentar estes fios:
Alpaca Cloud, um fio de alpaca pura com que parece bom para pontos rendados e Shimmer, uma mistura de alpaca e seda num fio de cores matizadas.
Apesar da alpaca ser a fibra com o mais elevado coeficiente de isolamento térmico -isola do frio e conserva mias o calor que a fibra de cabra cachemira- nesta gramagem pode ser uma boa escolha para casacos, xailes ou boleros para esta estação e para as noites frescas de verão.

No que diz respeito aos linhos e ás sedas, ainda não consegui tomar nenhuma decisão. São fibras que gosto tanto... Gostava de as escolher também pelo tacto. Mas não me parece que as encontre por cá.



Monday, April 25, 2005

FOREVER


FOREVER, originally uploaded by planeta hilda.

Friday, April 22, 2005

FLOWER POWER


ORANGE CLOVER FLOWER BROACH, originally uploaded by planeta hilda.


O fim de semana começa bem, um almoço no Chiado, a casa cheia de flores da Atmosphére e vontade de encher a casa, o cabelo e as ruas de cravos vermelhos.

Thursday, April 21, 2005

CROCHET RAINBOW


CROCHET BRA, originally uploaded by planeta hilda.


Já a pensar na praia...
Todos os verões faço uns quantos bikinis em crochet para a minha filha, sobrinha e mais meninas da família que os adoram e usam a parte de cima como top. O processo vai sendo inventado e melhorado de peça para peça e são mesmo feitos na praia enquanto as meninas reclamam pressa e esperam que eu acabe, vestindo-os imediatamente.
São em linha de algodão perlé que compro sempre no mesmo sítio, a Retrosaria Tilinha, na Praia do Carvoeiro, que ainda lá está, como quando fiz o primeiro para mim, tinha eu dezasseis anos.

Wednesday, April 20, 2005

SUPER


CONTACT, originally uploaded by planeta hilda.



Super bonitos, os colares e as cores: Jewelry for Superheroes.

Super engraçado: Tricot para Super Heróis.

Super especiais: os animais que vivem comigo, aqueles que já viveram, os dos meus amigos, os que invento e os que hão de vir.

Tuesday, April 19, 2005

PARTY


APRIL 20th, originally uploaded by planeta hilda.


A quem interessar: é aqui que eu vou estar amanhã á noite.

BLOOM


FEATHER ON A FLOWER BROACH, originally uploaded by planeta hilda.


Pop up!
Lindo, Come Rain Come Shine, um candeeiro de crochet, fitas e flores de seda realizado por mulheres brasileiras da cooperativa Coopa-Roca, Bloom Cards e novas luzes florais deTord Boontje na Artecnica.

Monday, April 18, 2005

BEADS


BANGLE, originally uploaded by planeta hilda.



Comprei estas bolas gigantes em madeira numa loja que não conhecia e onde entrei por acaso, atraída pelas cores que vi na montra: a Oficina Didáctica. Fica na Rua D. João V, 6B, ao Rato, em Lisboa. Esqueci-me que estava com pressa e fiquei um bom bocado a saborear a surpresa.
Gerida por pessoas simpáticas e entusiasmadas pelo trabalho que fazem, a Oficina Didáctica tem um espaço onde as crianças podem brincar, rodeadas de castelos em madeira e livros para ou sobre crianças. Oferece um programa com actividades como jornadas e seminários sobre brincar e educar. Vale a pena visitar esta loja e conhecer a selecção de brinquedos, caixinhas de música, castelos, bonecos e jogos em madeira.

Sunday, April 17, 2005

LIGHT PLEASE


SKIRTS, originally uploaded by planeta hilda.


Um dia assim.

Via blogdogblog: os Monkey Boys desenham luz com tricot, e redes com calor e mais coisas.

Para a casa: Goods.

Saturday, April 16, 2005

SATURDAY


BOMBA INTELIGENTE, originally uploaded by planeta hilda.


Na edição de hoje da revista do jornal Expresso, a Bomba Inteligente fala da Ervilha Cor de Rosa, do Planeta Hilda, de amor, de casamento e de outras delícias.

HELLO SUNSHINE


Fim de semana?
Brindar, vestir a mesa com roupa de festa e ter muitas razões para comemorar.

HAVE A NICE WEEKEND


DID I EVER FELT BLUE?, originally uploaded by planeta hilda.


Faço por dormir. Quero sonhar que estou a brincar com esta casa.

KNITTED PLANET


THE ANEMONE'S HEART, originally uploaded by planeta hilda.




Tricota teias com se fosse uma aranha gigante: George Brett, via knitgrrl, um blog de tricot que gosto de ver.

Ashley Martineau tricota com restos e com lã que recicla.

Puras lãs com surpresa rara (o preço!): Knit Picks.

Fibras naturais bem pintadas: Curious Creek.

Fibra de papel e linho para tricotar: Shosenshi Paper na Knit Pixie.

Gosto tanto de tantas coisas que já existem. Gosto tanto quando se inventam mais coisas para eu gostar.

Friday, April 15, 2005

GOODBYE


MARY ME, originally uploaded by planeta hilda.


Feliz e curiosa, a Mary Me já tem as malas feitas e está quase de partida para casa da Sandra. Tenho a certeza que se vão dar bem. E eu fico contente por ela gostar de voar, sem medo de descobrir outros planetas.

PLANETA BABY


BABY BOOTIE, originally uploaded by planeta hilda.


Ás vezes apetece-me fazer tudo deste tamanho.
Estas botinhas são em feltro 100% lã, para bébés dos 0 aos 3 meses, cosidas e bordadas á mão. Tenho estado a fazer mais, todas diferentes e com embalagens especiais.
Gostei da história destas botinhas.

PLANETA BABY


BABY BOOTIE, originally uploaded by planeta hilda.

Thursday, April 14, 2005

ANA CAROLINA'S NECKLACE


ANA CAROLINA'S NECKLACE, originally uploaded by planeta hilda.


Pelas mãos dela.

Tenho a sorte de viver rodeada de pessoas cheias de imaginação e sem medo de nada.

Wednesday, April 13, 2005

I-CORD AND DPNS


I-CORD AND DPNS, originally uploaded by planeta hilda.


O cordão também se pode tricotar facilmente, com duas agulhas de duas pontas. Nesse caso, em inglês chama-se i-cord de idiot-cord, por ser tão fácil.
Montam-se algumas malhas (poucas, 3 ou 4, conforme a espessura da linha e o efeito), tricotam-se em ponto de meia. Ficamos com as malhas na agulha da mão direita, como sempre. Passamos essa agulha para a mão esquerda, dando a volta á agulha e o truque é só este. O fio de trabalho fica assim no fim das malhas e não no princípio como habitualmente. Tricotamos normalmente, indo buscar o fio onde ele está e fechando o tubo. Repete-se sempre assim. É uma maneira muito simples de tricotar em tubular e só é possível por serem poucas malhas e usando agulhas de duas pontas.

Também me perguntam para que serve. Imaginem.

I-CORD


I-CORD DOLL, originally uploaded by planeta hilda.


Têm-me perguntado como se faz este tipo de cordão em tricot. Há várias maneiras. Pode-se fazer com bonecas como esta, que me foi oferecida e que é parecida a uma que tive em pequena e que eu adorava. O sistema é o mesmo que com o rudimentar carrinho de linhas em madeira com uns preguinhos. Os pontos vão sendo montadas nos suportes metálicos e vai aparecendo um tubo em malha.

STUDIO SCENES: MATERIAL BOY


STUDIO SCENES: MATERIAL BOY, originally uploaded by planeta hilda.


Steel, concrete, stone, boy, hat.

Tuesday, April 12, 2005

KNITTING CIRCLE


FELT CIRCLES, originally uploaded by planeta hilda.


Ao redor duma mesa no Frágil:
O encontro de ontem foi alegre e animado. Falou-se de tudo e de tricot. A Ana Paula continua a trazer sacos bonitos, desta vez surpreendeu-me ao trazer uma roca e lã, esteve entretida a fiar a lã enquanto conversava e ria. Apetece-me muito, muito experimentar. A Patrícia, que tinha acompanhado a mãe no encontro anterior e que se tinha aborrecido um bocado por não saber tricotar, aprendeu e trouxe obra feita e acabada: uma camisola para bébé deliciosa, ás riscas, com flor de crochet aplicada. Vai ser uma exímia tricotadeira, como a mãe. A Filipa, aplicada, progredía rapidamente e com entusiasmo. Havia uma menina aos riscos. A Ana trouxe lãs e agulhas, a última Vogue Knitting e a simpatia e a vivacidade de sempre. Juntaram-se a nós, pelas primeira vez, dois zingarelhos, a Cláudia e a Teresa.
Sentí a falta da Rosa.

Acaba de sair a última edição da Spun. Os modelos são muito simples e bonitos, os textos são interessantes. Como a entrevista á Debbie Stoller e o artigo sobre o livro Knitters Almanac da Elizabeth Zimmermann. Dois nomes importantes na história do tricot.

O meu saco feltrado continua a despertar admiração e muita curiosidade. Vou começar outro, com base no modelo que vi aqui. As instruções são muito claras, o entusiasmo da autora é contagiante e o resultado, muito feliz.

Interessante, a obra de Hildur Bjarnadóttir.

Friday, April 08, 2005

HAVE A NICE WEEKEND


DOLLS IN THE PARK, originally uploaded by planeta hilda.

Bom fim de semana.

SUNNY WEEKEND


PRINT, originally uploaded by planeta hilda.


Silkscreen print on terry cloth.
Serigrafia sobre turco.
O desenho original é uma aguarela de uma série com a qual iniciei os trabalhos da minha primeira exposição de pintura: "Fauna e Flora Ibéricas" em 2002. Depois encomendei umas tee-shirts de algodão impressas e as provas foram feitas sobre pano turco. Guardei-as porque gostei muito do efeito sobre este tecido felpudo. Voltei a encontrá-las quando da recente (e ainda em curso) "Grande Arrumação da Primavera" do atelier. A estampagem a duas cores foi feita pela Rita Oliveira da Apopsi.

Thursday, April 07, 2005

SPRING KNITTING


SPRING, originally uploaded by planeta hilda.

Acaba de saír a edição de Primavera da Knitty.
Desta vez não fiquei entusiasmada com as fotografias nem com os modelos, gostei das flores em tricot , achei interessante a construção desta gola com mangas e o ponto deste bolero em renda. Tem mais alguns projectos que gosto, as instruções são sempre claras, precisas, com esquemas e grelhas compreensíveis e continua recheada de truques, técnicas e informações com interesse relacionadas com fios e tricot.

STUDIO SCENES: FEETACHE


STUDIO SCENES: FEETACHE, originally uploaded by planeta hilda.

Dor de pés. E vale a pena.

SHEEP COAT


YARN, originally uploaded by planeta hilda.


Mal vi e toquei nesta lã quis logo ficar com ela. É pura lã virgem fiada manualmente em cor natural ou misturada com cinzento. O toque é áspero mas agrada-me tanto o cheiro e o toque destas lãs nada sofisticadas, sem tratamento e com as características da lã intactas: alto coeficiente de isolamento, camada de gordura protectora que lhe dá impermeabilidade e repele as nódoas, muita resistência, porosidade ideal para tingir e tendência a feltrar sob efeito de atrito ou humidade associada a alta temperatura.
E tricota-se muito bem, é dura e teimosa, uma lã com carácter, com dois fios com torsão e espessura regular. Não costumo usar lãs tão rústicas nem de cor crua, comprei-a com intenção de tingir e feltrar, mas depois de a ter na mão não resisti a experimentar logo. Comecei a tricotar um gorro e é um prazer tê-la nas mãos.
Esta lã chegou-me através da simpática Natália, que me veio visitar ao atelier e que para além destas lãs, vende também detergentes amigos do ambiente, porta bébés, fraldas de pano e capas para fraldas nesta loja. Estou ansiosa por experimentar o detergente especial para lãs e sedas.

STUDIO SCENES: SCARY BANDIT


STUDIO SCENES: SCARY BANDIT, originally uploaded by planeta hilda.

Wednesday, April 06, 2005

MARY LOU


MARY LOU, originally uploaded by planeta hilda.

There you are, glowing like a superstar.
Note: Mary Lou is a fashion lover, not a fashion victim, there is not such thing as victims on planeta hilda's territory.

PARTY DRESS


MARY LOU, originally uploaded by planeta hilda.


Logo á noite, no Frágil, concerto de Rodrigo Leão. DJs? NMG 2, ou seja Nuno Miguel Gonçalves (The Gift) e Nuno Miguel Guedes. Mais uma grande noite de quarta-feira!

Esta boneca chama-se Mary Lou. Completamente cosida e bordada á mão, fiz-lhe um top sem costas em brocado de vestido de noiva dos anos 50 e uma saia ligeiramente évasée numa lona estampada dos anos 60. A fivela do cinto, com pedras em strass azuis e cristal também deve ser dos anos 60, já a tinha há tantos anos sem nunca lhe ter dado destino e afinal era mesmo para ela. O cinto e as franjas foram feitos em fio de algodão e metalizado cor de prata da Rosários 4. O cabelo azul é de mohair dos antigos e desaparecidos fios da Arrancada, tal como as pétalas encarnadas do toucado, que foram tricotadas e depois feltradas. O corpo e os sapatos são de feltro. Foi para a Alemanha, embrulhada em papel de seda cor de rosa com um laço encarnado. Já tenho saudades dela.

MARIA BONECA


MARIA BONECA, originally uploaded by planeta hilda.


Falaram-me desta loja na Feira da Primavera e como não conhecia, ontem passei por lá. A Maria Boneca é uma loja bonita e luminosa cheia de cores e de coisas bonitas para as crianças. E para mim também, que gosto da hello kitty e ainda brinco com bonecas!

Tuesday, April 05, 2005

PLAYING


BEADS, originally uploaded by planeta hilda.

FRIENDS


FRIENDS, originally uploaded by planeta hilda.


Muito obrigada a quem me visitou, amigas e caras novas!

SPRING DELIGHTS


MARY ME DOLL, originally uploaded by planeta hilda.


Ontem o céu parecia hesitar em se vestir de cinzento ou de azul. Teve a feliz ideia de optar pelo azul! A Feira da Primavera foi alegre e divertida. Que bom rever a Rosa, a Dina e conhecera a baby-Amália, a Paula Prates, a Ana, a Carla e mais, ainda mais gente que faz coisas bonitas.

Monday, April 04, 2005

GOOD MOOD


BOOTIES, originally uploaded by planeta hilda.

Se estiver bom tempo, hoje estou na Feira da Primavera, Poesia e Companhia, no Jardim do Principe Real, entre as 12 e as 20 horas, em Lisboa. Vai ser óptimo rever e conhecer pessoas e estar com a Rosa e a Dina.

Saturday, April 02, 2005

STUDIO SCENES: TIRED


TIRED, originally uploaded by planeta hilda.

Probably bored too.

Friday, April 01, 2005

BACK IN THE BOX


GIFT BOX, originally uploaded by planeta hilda.



Back in the box and ready to go.

All the knitwork was made using Rosários 4 100% cotton yarn as Riviera R Chromatic Light in colors 05 and 17 and Regata in pink and blue.

Este projecto foi tricotado com fios 100 % algodão da Rosários 4, nas referências Riviera R Chromatic Light em laranja/rosa (05) e rosa/roxo (17) e Regata em rosa e azul.

Entretanto chegaram as etiquetas novas, mesmo a tempo de irem para dentro da caixa com o presente.

ROSE GARDEN BABY BOOTS


BABY BOOTS 2, originally uploaded by planeta hilda.



Hand knitted, 100 % cotton, embelished with a felt embroidered rose.

THERE ARE BABY BOOTS IN THE BOX


BABY BOOTS, originally uploaded by planeta hilda.

THERE IS THE ULTIMATE BABY GIFT SET FROM PLANETA HILDA



There is some hand made love and tenderness packed in a box.

Uma amiga encomendou-me um presente especial para o bébé duma amiga que vai nascer em breve.
Diverti-me muito a fazê-lo, a pensar numa menina e em coisas boas que gosto: gatos, cores e flores. Um gorro e um par de botinhas em fio 100% algodão, com aplicações em feltro 100% lã, tricotado e bordado á mão.
Depois construí uma caixa- chapeleira (sempre gostei dessas caixas, ainda tenho algumas da minha mãe e da minha avó com chapéus e toucados em melhor ou em pior estado e dos quais não sou capaz de me desfazer), em papel forte, pintei um fundo branco e um roseiral e acabei com um fio de seda para fechar a caixa com um laço (mais tarde acrescentei um fio de lã colinette point 5 "summer berries" mas não se vê nestas fotos).

Adoro estas encomendas, sem briefing, com confiança, para pessoas que conhecem o meu trabalho e que esperam uma surpresa.
Tenho algumas encomendas em atraso, não é fácil conseguir fazer tudo á mão, há dias em que as mãos estão sim e dias de mãos-não. Agora que está sol, mãos-sim todos os dias e as entregas vão começar a ficar em día.
Por isso aceito mais encomendas.

Baby Gift Sets and other "specially created for you" hand made items are made on comission. Just mail me.

THERE IS A HAT


THE CAT ON THE BOX, originally uploaded by planeta hilda.

WHAT IS IN THE BOX?


GIFT BOX 3, originally uploaded by planeta hilda.

SATURDAY KNITTING MEET UP


ON MY DESK AGAIN, originally uploaded by planeta hilda.


Hoje vou tricotar, bordar e coser.
O fio da foto chama-se Bouquet Print, da Rosários 4. É um fio 100% algodão com um efeito de cores matizadas que vão do amarelo ao rosa. Tricota-se com agulhas grossas (eu estou a usar agulhas 5,5 mm porque a minha malha é larga, mas podem-se usar agulhas bem mais grossas, como está indicado na informação da etiqueta), o projecto cresce rápidamente e a malha fica muito regular. Estou a fazer peças pequenas, mas é ideal para camisolas e casacos para começar a usar agora e nalgumas noites de verão. Apetece-me fazer um casaco para mim com este algodão, se conseguir ter tempo para fazer alguma coisa para mim que não seja um simples cachecol.
Amanhã quero ir ao Knitting Meetup, vai ser a primeira vez que vou a um dos encontros dos Sábados e estou ansiosa.

FEIRA DA PRIMAVERA


ANEMONE 2, originally uploaded by planeta hilda.

Na próxima segunda feira, vai mesmo ser a Feira da Primavera, Poesia e Companhia e vai ser um dia bonito e com sol q.b.
Em Lisboa, no Jardim do Príncipe Real, das 12 h 00 ás 20 h 00.
Mais detalhes neste post da Rosa.